Voltar

Campanha conscientiza pacientes sobre assiduidade

Campanha conscientiza pacientes sobre assiduidade

Faltar à consulta e não avisar atrapalha médico e outros usuários

Campanha conscientiza pacientes sobre assiduidade

Faltar à consulta e não avisar atrapalha médico e outros usuários

6 Julho 2011
A Unimed Resende iniciou um trabalho de conscientização dos usuários para a importância da assiduidade nos consultórios. Muitos médicos cooperados têm registrado um índice alto de faltosos nas consultas. Principalmente quando é a primeira vez que o paciente marca a visita. Há profissionais que registram até 50% de faltas entre este público. Ao não comparecer no dia e horário marcados, o cliente prejudica não só o médico como também outros usuários.
Os motivos alegados são muitos: às vezes o paciente consegue consulta com outro profissional mais cedo e esquece de desmarcar o compromisso já agendado; em outros casos o usuário fica impossibilitado de comparecer por causa de trabalho ou viagens. Seja qual for o imprevisto, o importante é manter a comunicação com o consultório sempre. Para entrar em contato com o médico, basta recorrer ao guia impresso que tiver em casa ou ao guia on-line (www.unimedresende.com.br). Em último caso, é possível saber o telefone dos consultórios diretamente na sede administrativa que fica na Rua Nicolau Taranto, 239, bairro Comercial. O telefone é (24) 2108-8900.
Para tentar solucionar o problema, muitos médicos vêm adotando a rotina de confirmação de consultas. As secretárias entram em contato com os pacientes no dia anterior. A ideia é lembrar os mais esquecidos ou abrir espaço na agenda para antecipar pacientes e atender novas solicitações. Outros profissionais preferem limitar os dias de abertura da agenda para evitar que as consultas sejam marcadas com muita antecedência, o que aumenta o índice de faltas. É importante frisar que os médicos cooperados são livres para adotar o sistema de agendamento que acharem mais eficiente.
A dica para aquele usuário que não encontrar vaga para um determinado profissional é buscar outra opção na vasta lista de cooperados da Unimed Resende. Ao todo são 129 médicos em 37 especialidades. Em cardiologia, por exemplo, são sete profissionais especializados. Os pediatras são 15 e na ortopedia são nove os cooperados. Todos passaram por um árduo processo de seleção que envolve análise curricular, comprovação de títulos e curso sobre cooperativismo. Tudo para garantir qualidade e segurança para o cliente Unimed.


Bruno Saldanha Sampaio