Voltar

Recomposição de reajuste

Recomposição de reajuste

ANS define regras para a recomposição de reajuste adiado em 2020

Recomposição de reajuste

ANS define regras para a recomposição de reajuste adiado em 2020

23 Dezembro 2020

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) já definiu a forma como os beneficiários deverão pagar os valores que deixaram de ser cobrados, referente a reajuste anual e por faixa etária entre setembro e dezembro desse ano. O adiamento da cobrança havia sido determinado pela Agência em razão da pandemia do novo Coronavírus. Agora o saldo será diluído em 12 meses, a partir de janeiro de 2021.

 

Para que o beneficiário saiba exatamente o que está sendo cobrando, o boleto conterá as seguintes informações:

- o valor da mensalidade (já reajustado)

- o valor da parcela relativa à recomposição

- a informação de que parcela é (exemplo: parcela 1/12)

 

Percentual de reajuste – plano individual ou familiar

O reajuste dos planos individuais ou familiares é definido pela ANS. Em função da pandemia, o percentual válido entre maio de 2020 e abril de 2021 ainda não havia sido divulgado. Agora, com o anúncio da recomposição da cobrança adiada, a ANS divulgou também o percentual aplicado para o período. Será de 8,14%. Este percentual é válido para os planos que fazem aniversário entre maio de 2020 e abril de 2021, e será cobrado retroativamente.  

 

Percentual de reajuste – plano empresarial

As negociações para definição do percentual de reajuste entre as pessoas jurídicas contratantes com 30 vidas ou mais e as operadoras foram mantidas normalmente durante os períodos de aniversário dos contratos para cobrança a partir de janeiro de 2021.

Para as empresas contratantes com até 29 vidas, que fazem parte do Agrupamento de Contratos (RN309), a recomposição ocorrerá da mesma forma que nos planos individuais e familiares, conforme percentual já divulgado em nosso portal. Clique aqui e acesse a relação de contratos abrangentes.

 

Confira na íntegra as informações divulgadas pela ANS. Clique aqui

Ainda tem dúvidas? Clique aqui e entre em contato conosco.