Na Unimed Cianorte a gestão de pessoas deve estar direcionada a soluções que proporcionem condições adequadas ao desenvolvimento, valorização e retenção de pessoas.
 
As lideranças devem adotar modelos de gestão e ambientes de trabalho capazes de motivar e comprometer as pessoas, visando o desenvolvimento das competências profissionais, a excelência e o alcance dos objetivos organizacionais.
 
Os colaboradores da Matriz devem atuar com Foco nas competências que são: Intercooperação, Melhoria Contínua, Inteligência Emocional, Atuação Sistêmica e Foco no Cliente.
 
Os colaboradores do CAS e do Centro de Especialidades devem atuar com Foco nas competências que são: Foco no Cliente, Foco em Segurança, Inteligência Emocional, Melhoria Contínua, Assumir Responsabilidades e Tomada de Decisão e Intercooperação.
 
Para os Coordenadores/Gestores, devem atuar com Foco nas competências que são: Intercooperação, Negociação, Atuação Estratégica, Gestão de Pessoas, Foco no Cliente e Foco no Resultado.
 
Desta forma, a Gestão de Pessoas deve estar estruturada para proporcionar um ambiente com credibilidade, fazendo com que as pessoas sejam agentes e beneficiárias do fortalecimento organizacional, contribuindo para a competitividade, rentabilidade e sustentabilidade.