Voltar

Inauguração da Unimed Multidisciplinar

Inauguração da Unimed Multidisciplinar

Inauguração da Unimed Multidisciplinar

16 Abril 2019

 

 

 

Em novembro de 2016, visualizando estatisticamente a epidemia em saúde mental vivida em Rio Claro, nós iniciamos um projeto audacioso de atendimento multidisciplinar que objetivava ampliar toda a atenção profissional oferecida até então aos nossos clientes Unimed. Este era o grande desafio: tornar o sistema mais integrado, qualificado e eficiente.

O primeiro marco conquistado em 2017 foi à unificação dos atendimentos psiquiátricos e psicológicos dentro do Núcleo de Atenção a Saúde (NAS). Porém, não podíamos parar nele. Desde o começo, já sabíamos que este era só um pequeno passo de um projeto ainda maior: acolher toda uma equipe multidisciplinar, que viria a compor um novo serviço para Rio Claro e região; batizado com o nome de Unimed Multidisciplinar ( Multi ), por que é multiprofissional.

Agora com um prédio próprio ( Av. 20, 780), inaugurado em março de 2019, coligado com o próprio NAS, e totalmente reformulado em sua forma de atendimento, a Unimed Multi conta com atendimentos em nutrição, fonoaudiologia, teria ocupacional e psicologia. E ainda, dentro do atendimento psicológico, nós ampliamos o trabalho oferecido para diferentes modalidades terapêuticas: desde terapia familiar, treinamento educativo de pais, grupanálise, arteterapia e mindfulness.

Assim, cada paciente encaminhado ao nosso serviço passa por uma triagem psicológica, recebe um plano terapêutico específico indicado tecnicamente para sua condição psíquica, devidamente supervisionada por mais dois psicólogos e um médico especialista em psiquiatria e psicanálise, os quais podem dialogar entre si a fim de prescrever o tratamento psicoterápico mais resolutivo ao cliente.

A última novidade: estamos também iniciando a instalação de um trabalho especial para crianças com diagnóstico ou risco de desenvolvimento de autismo. È o projeto: Eu desenvolvo!

Dentro deste novo trabalho, estamos desenvolvendo intervenção ABA para crianças com autismo grave e também a consolidação das primeiras estratégias preventivas sobre o adoecimento psíquico: a Clínica de Bebês.

Em breve os médicos e principalmente pediatras, terão acesso a um curso de educação médica quanto à identificação precoce de disco de doenças de neurodesenvolvimento infantil (de 0 a 3 anos de vida) e a identificação do bebê em sofrimento psíquico - com a instalação também de intervenção terapêutica para essas famílias.

Os ginecologistas, obstetras e pediatras também passarão a receber apoio no tratamento psicológico de gestantes com adoecimento psíquico, puérperas e bebês com dificuldades no dia de mãe-bebê e contarão ainda com um espaço chamado " A Casa Verde" - que tem como objetivo preparar o bebê para confiar na creche e na escola, evitando as dificuldades de uma passagem traumatizante e brutal, com consequências desastrosas para o seu desenvolvimento. Por outro lado, também prepara os pais, principalmente a mãe ou principal cuidador que ainda humanamente não sabe lidar com esta separação. Aguardem!!!

 

Dr. Felipe Nadai - Coordenador Multi