Controle de formigas

Controle de formigas

Quando o assunto é formiga, não podemos nos acomodar… as consequências vão além do que se pode prever.

Além da possível transmissão de microorganismo pode ocorrer danos em equipamentos e rede elétrica, podendo levar até a curto-circuito, refletindo consideravelmente à imagem da instituição. Por isso, a partir do diagnóstico, devem ser adotadas medidas preventivas e corretivas, que são constantemente avaliadas através de monitoramento e constantes treinamentos ao pessoal dos estabelecimentos de saúde, visando instruí-los sobre boas práticas operacionais.

Desde 2001, o Hospital Unimed Rio Claro, através do Setor de Higienização desenvolve um trabalho efetivo no controle de formigas, em conjunto com  empresa SIGA – Soluções Inovadoras em Gestão Ambiental, com o Prof. Dr. Arold Gordon Fowler, Ph.D, atuando de maneira preventiva e corretiva:

Preventiva: atua em pontos críticos como entrada e armazenamentos de materiais (atenção especial ao almoxarifado, farmácia e cozinha); entrada e armazenamento de alimentos nos quartos através dos pacientes e/ou acompanhantes; higienização eficiente e boa manutenção do edifício (vedação dos interruptores, forros, telhados, frestas, trincas etc).

Corretiva: consiste no controle e monitoramento, através de levantamentos visuais ou capturas de formigas (por meio de iscas em locais de baixa concentração e aspirador de pó em locais com maior concentração), visando reconhecer potenciais pontos de nidifacação (rachaduras, tipos de revestimento, conduítes, etc), disponibilidade de alimentos e de infestação externa, possibilitando uma ação mais eficiente.