História

História

Fundação

Rio Claro, como grande parte das cidades do Brasil, enfrentava nos anos 60 o dilema da problemática da saúde face a um sistema público, federal e estadual, caótico. O surgimento de empresas privadas de caráter mercantilista, aviltando honorários da classe médica, acrescido de um serviço público ineficiente e incapaz, favoreceram, através da união de 22 profissionais médicos, liderados pelos doutores Oswaldo Akamine, Edmundo Velasco, Humberto Epiphânio, Antonio Carlos Coelho, Gilson Giovanni, João Antonio Alem, Carlos Marques Patrício, Augusto Mota da Silva e Luís Ângelo de Albuquerque, o surgimento, em setembro de 1967, do Centro de Estudos Médicos de Rio Claro, visando novas formas de atuação, que, além de outros benefícios, pudessem permitir a continuidade da relação médico-paciente, pois esta vinha sendo deteriorada devido a forma extremamente mercantilista de atuação das empresas de Planos de Saúde.

Em uma das várias conferências pelo país do fundador da Unimed do Brasil, o Dr. Edmundo Castilho, entusiasmou cerca de 36 profissionais de Rio Claro, a criar, em 14 de maio de 1971, a Unimed Rio Claro, tendo como base este Centro de Estudos Médicos.

Evolução

O início, evidentemente, não foi fácil. O Sistema Unimed, apesar de simples, exigia grande dedicação dos cooperados. Tendo em vista que o capital disponível não fosse elevado, e que o conhecimento do sistema de cooperativas não estivesse naquele momento ainda disponível para a maior parte da população, os médicos precursores empenhavam-se em conseguir, através de visitas e reuniões com outros Singulares, como Piracicaba, Campinas, e especialmente Santos, subsídios para nossa Unimed. Sua credibilidade, entretanto, começava a ser construída através de contatos junto a comunidade: empresas, sindicatos, entidades sociais, entre tantas.

O “lucro fácil e rápido”, pensamento que norteava a sociedade da época começava a ter um processo gradual de demolição. A primeira assinatura de contrato da Cooperativa foi realizada pelo senhor R. M., então com 50 anos, em fevereiro de 1972. Este contrato seria o precursor de uma história de sucesso, pois seguiriam-se então centenas e milhares de novas adesões.

O primeiro contrato coletivo foi assinado com a agência Rio Claro do Banco de Crédito Real de Minas Gerais, por meio do sistema de pré-pagamento. Todavia, esta forma de pré-pagamento não era aceita facilmente pela população em geral. Foram então lançados planos especiais como o Plano de Custo Operacional, onde o pagamento era realizado conforme a utilização dos serviços médico-hospitalares, e foi melhor recebido principalmente pelos sindicatos, como o dos Bancários, dos Comerciários, dos Eletricitários, da Fepasa etc, e que também assinaram seus primeiros contratos coletivos.

Com o crescimento dos contratos através da qualidade dos serviços demonstrados, a credibilidade e a seriedade da Unimed eram cada vez mais notórios para toda a cidade e região. Todavia, a maior parte dos custos ainda estava sendo coberta pelos médicos cooperados, apesar de diversos auxílios como uma doação da APM (Associação Paulista de Medicina), seção Rio Claro, face ao caráter público-social que a Unimed já demonstrava. Para ter-se idéia das dificuldades da época os primeiros impressos foram conseguidos com a sensibilização da gerência do Banco de Comércio e Indústria de Minas Gerais que permitiu o uso de sua gráfica, em troca da movimentação da conta da cooperativa na agência de Rio Claro. Foi uma troca de grande valor social e prova de confiança.

Dentre os grandes saltos da cooperativa destaca-se a assinatura de um convênio com um grupo de 10 empresas, pelo sistema pré-pago. A partir deste contrato, e com a oferta de planos especiais como o PEA, Plano de Extensão Assistencial, que estendia o uso do plano por cinco anos à família de usuário falecido, a Unimed Rio Claro já começava a caminhar com mais desenvoltura, alicerçada sempre na qualidade natural que possuía. O crescimento da cooperativa, tanto em Rio Claro quanto no Brasil, também implicava na necessidade de novos investimentos, como um setor próprio de contabilidade que permitisse aos diretores conhecimento imediato do desenvolvimento da Cooperativa, departamentos de recursos humanos, de marketing e comercialiação mais profissionais etc.

A inovação que a Unimed Rio Claro detinha podia ser avaliada, por exemplo, com este episódio: por meio do Setor de Informática foi a primeira Singular a testar a “carteirinha nacional”, com seus usuários em dezembro de 1985, no convênio Skol-Brahma. Muitos planos e fundos foram criados desde então, como planos de educação cooperativista para programas de dinamização ao cooperado e cursos e seminários para diretores e funcionários; Fundo de Assistência ao Cooperado, que fornece assistência médica, pecuniária e social ao cooperado e aos seus familiares, dentre tantos outros.

Para aprimorar ainda mais seus serviços no atendimento aos usuários, a Unimed cria, em 1990, o SAU – Setor de Atendimento ao Usuário, coordenando atendimento ao público, às empresas contratantes e nas demais Unimeds, e encaminhando serviços inexistentes em Rio Claro.

Pioneira na Saúde Complementar de Rio Claro, em 1993 enfrentou a entrada de forte concorrência com firmeza e deteminação, confiante no seu trabalho e na importância para a comunidade de Rio Claro. Atualmente Rio Claro possui três outras Operadoras de Planos de Saúde.

A UNIMED DE RIO CLARO, utilizando-se de seus recursos próprios, com a intenção de atender as necessidades não preenchidas pelas operadoras de planos de saúde, aos seus clientes, vem buscando oferecer uma Gestão Integrada de Saúde, através do conhecimento do Perfil dos seus clientes e Gerenciamento dos riscos.

Com esta filosofia é pioneira e presta com exclusividade os importantes diferenciais em serviços: Núcleo de Atenção à Saúde – NAS que compreende o PAAD – Programa de Atenção e Assistência Domiciliar, Gerenciamento do Cuidado, Gerenciamento de Fatores e Condições de Risco, Programas de Promoção à Saúde e Programa de Saúde Corporativa.
Também oferece com exclusividade e qualidade os serviços próprios: Unidades Hospitalares, Clínica de Fisioterapia e Farmácia.

Consolidação

Nestes anos de atividades a UNIMED RiO CLARO tem conseguido, através de muito esforço e dedicação de seus médicos cooperados, funcionários e parceiros, manter-se líder no mercado de saúde suplementar de Rio Claro, trilhando fielmente o que estabeleceu em seu Negócio, Missão, Visão e Valores.

Locais de Antigas Sedes

O primeiro local de atividades em Rio Claro era uma casa alugada na Rua 3 com vários utensílios e móveis doados pela solidariedade dos primeiros cooperados. A sede própria é conseguida em novembro de 1974, através de empréstimo bancário: um pequeno sobrado na Avenida 1 com a Rua 8.

Em 1979 inaugura sua nova sede, também própria, na Avenida 4, 66.

Atualmente possui sedes nos seguintes endereços:

Sede I e II (Sede Administrativa): Avenida 03, 654 – Centro
Sede III (Farmácia): Rua 11, 1441 – Santa Cruz
Hospital Unimed: Avenida 16, 1277 – Santa Cruz 
Núcleo de Atenção à Saúde: Rua 08, 2066 – Santana
Unidade Administrativa e Ambulatório: Avenida 01, 90 – Centro – Santa Gertrudes-SP
Farmácia Unimed (Santa Gertrudes): Rua 01, 501 – Centro – Santa Gertrudes-SP