Preenchimento das Guias: Indicação Clínica

Preenchimento das Guias: Indicação Clínica

3 Junho 2019

Conforme previsto pela Agência Nacional de Saúde, os campos abaixo necessitam ser preenchidos.

Guia de Serviço Auxiliar de Diagnóstico e Terapia ( SADT ): Campo 23 - Indicação Clínica

Guia de Internação: Campo 26 - Indicação Clínica

Clique abaixo e acesse a tabela com os códigos dos procedimentos que exigem preenchimento:

Tabela com os códigos dos procedimentos que exigem Indicação Clínica

 

Caso o campo de indicação clínica não tenha sido preenchido e digitado, será apresentada uma mensagem eletrônica que identificará: " Obrigatório informar Indicação Clínica".

Clique abaixo e acesse as circulares enviadas aos médicos e credenciados Unimed:

CCP -012/2019 CCD - 003/2019 CCD - 004/2019

 

Saúde Caixa (Caixa Econômica Federal)

Saúde Caixa (Caixa Econômica Federal)

Contrato Saúde Caixa  Ecônomica Federal - 012.0138

A Unimed Rio Claro está atendendo os clientes da SAÚDE CAIXA  (CAIXA ECONÔMICA FEDERAL), portanto,  a secretária deverá solicitar a apresentação do Cartão Próprio da SAÚDE CAIXA que poderá ser o cartão impresso em papel, cartão de plástico ou cartão virtual direto do celular em validade, um documento com foto e o CARTÃO DE TRANSAÇÃO ELETRÔNICA confeccionado pela Unimed Rio Claro.

Esse cartão de transação eletrônica não terá o logotipo da Unimed Rio Claro, somente terá o logotipo da SAÚDE CAIXA. Esse cartão deverá ser utilizado para efetivar a transação eletrônica no sistema autorizador UNIMED.

Atenção:

  • Esse Contrato não possui cobertura para fisioterapia pela UNIMED.
  • As Acupunturas terão cobertura, porém com limite de 03 (três) sessões na semana (controle feito pela Secretária/Clínica) por paciente. Para realizar mais sessões será necessário justificativa médica e autorização do SAÚDE CAIXA.

Segue abaixo modelo do Cartão de Transação Eletrônica:

Para esclarecimentos adicionais, contatar a Central de Autorizações Unimed no telefone (19) 3526-6701.

Depto de Atendimento

Obrigatório preencher Guia de consulta para as seguintes situações

Obrigatório preencher Guia de consulta para as seguintes situações

 Clientes Unimed Rio Claro – Cartão 012:

  • Quando a Leitura Biométrica for Inválida;
  • Quando o cliente não estiver portando o Cartão Unimed e o sistema não exigir a validação da Biometria do cliente;
  • Sistema inoperante.
  • Guias Justificadas ( Retornos, etc ).
  • Recém-nascido (RN) sem cartão Unimed.

Clientes de Intercâmbio (Cartão de Outras Unimeds):

  • Preencher guia de Consulta somente quando o sistema estiver inoperante (neste caso é obrigatório observar os dados do cartão: Validade, Abrangência Contratual e Carências.

Em todas as  situações acima o cliente ou responsável deve assinar a guia de consulta e apresentar documento com foto.

Para esclarecimentos adicionais, contatar a Central de Autorizações Unimed (19) 3526-6701

Médico Solicitante fora da Rede

Médico Solicitante fora da Rede

Quando o médico solicitante não pertencer à UNIMED de Rio Claro, deve-se preencher o campo Contratado Solicitante com o código do SOMS (Serviço de Orientação Médico Social), conforme destaque na ilustração abaixo.

O dígito e o nome aparecerão automaticamente após o preenchimento do código no sistema autorizador Hilum.

Solicitação e retirada de Impressos

Solicitação e retirada de Impressos

Os impressos necessários para o atendimento ao cliente, como guia de consulta, SADT, outras despesas, devem ser solicitados/retirados no setor de Contas Médicas, na sede administrativa.

Não poderão ser enviados no consultório pelo guarda-mirim, sendo que a secretária poderá retirá-los de segunda à sexta-feira, das 07:30 hs às 17:30 hs

Guia Médico da Unimed de Rio Claro

Guia Médico da Unimed de Rio Claro

Para a comodidade de nossos clientes, o Guia Médico da Unimed de Rio Claro também pode ser fornecido aos clientes UNIMED no próprio consultório.

As secretárias que tiverem interesse em disponibilizar os Guias no consultório poderão fazer a solicitação para a Secretaria da Unimed.

Lembrando que também existe a versão online do Guia Médico disponível na página principal do site da Unimed Rio Claro.

Cartão do Economus

Cartão do Economus

Para atendimento aos clientes Economus, a secretária deverá solicitar a apresentação do Cartão Próprio do Economus em validade e um documento com foto.

Informamos que a UNIMED RIO CLARO não emitirá cartões aos clientes do Economus, para o atendimento a secretária deve contatar a CENTRAL DE AUTORIZAÇÕES UNIMED – Fone: (19) 3526.6701, para as devidas orientações e autorizações.

Preenchimento da Guia Economus

Preenchimento da Guia Economus

  • Nº da carteira: sempre deverá ser anotado o nº do cartão Economus (cinza) corretamente. Nunca anotar o nº do cartão UNIMED.
  • Validade da carteira: sempre deverá ser anotado a validade do cartão Economus (não riscar e não deixar em branco).
  • Nome: sempre anotar o nome do paciente.
  • Nº Cartão Nacional de Saúde: esse campo não deve ser preenchido.

Anotar o nº da autorização ou o nº do cartão UNIMED no campo Observações.

Observação Importante

  • As guias Economus não devem ser rasuradas: evite riscos e corretivos líquidos

Digitação de Autorização

Digitação de Autorização

Considerando que o atendimento ao cliente Unimed deve ser efetivado através de Transação eletrônica – cartão Magnético (no momento do atendimento), fica normatizado que:

Para os casos que por motivos justificáveis as autorizações dos atendimentos não foram possíveis de serem realizadas via cartão magnético do cliente, a secretária terá o prazo máximo de 2 dias úteis após o atendimento prestado para solicitar autorização Unimed – através da Central de Autorizações.

Findo este prazo, os atendimentos já realizados, sem autorização, somente poderão ser passíveis de digitação pela Central de Autorizações, mediante prévia análise do Auditor Unimed.

Horário de Internação

Horário de Internação

Consulta de Puericultura (Pediatria)

Consulta de Puericultura (Pediatria)

Quando o procedimento consulta, corresponder a uma consulta de puericultura deverá atender os seguintes critérios:

1) Atendimento ambulatorial sequencial e limitado, conforme calendário abaixo:

2) Incluir as ações a serem realizadas nos atendimentos agendados em conformidade com os itens abaixo

descritos:

  • avaliação do estado nutricional da criança pelo indicadores clínicos definidos pelo Ministério da Saúde;
  • avaliação da história alimentar;
  • estado vacinal segundo o calendário oficial de vacinas do Ministério da Saúde;
  • avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor;
  • avaliação do desempenho escolar e dos cuidados dispensados pela escola;
  • exame da capacidade visual;
  • avaliação das condições do meio ambiente conforme roteiro do Ministério da Saúde;
  • avaliação dos cuidados domiciliares dispensados à criança;
  • avaliação do desenvolvimento da sexualidade;
  • avaliação quantitativa e qualitativa do sono;
  • avaliação da função auditiva;
  • avaliação da saúde bucal.

Referência: CBHPM, 2012.

Preenchimento de telas do Autorizador

Preenchimento de telas do Autorizador

Seguem instruções de como preencher alguns campos de solicitações médicas através da transação eletrônica via cartão magnético do cliente UNIMED:

INDICAÇÃO ACIDENTE:  Preenchido automaticamente pelo sistema, porém deve-se classificar este campo identificando:

  • Acidente de Trabalho
  • Acidente de Trânsito
  • Acidente Outros
  • Não Acidente

TIPO DE ATENDIMENTO: Preencher este campo, classificando a solicitação médica em:

  • Exame Ambulatorial – Exames Diagnósticos, como por exemplo: RX, US, RM, TC, Exames Laboratoriais, Eletros, Polissonografias, Anátomos Patológicos, Retossigmoidoscopias, Colonoscopias, Endoscopias, Colposcopias, Papanicolau, Tonometria, Campimetria, Audiometrias, etc
  • Outras Terapias – utilizar para: Acupunturas, Fisioterapias, Inalações, Serviços Paramédicos.
  • Pequena Cirurgia – utilizar para:Procedimentos em consultório, nas áreas de Dermatológicos, Cirurgia Plástica, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ginecologia. Também para as Drenagens, Epilação, etc.
  • Pequeno Atendimento (sutura, gesso e outros) – utilizar para: Cerume, Curativos, Suturas, Gesso, Infusão de Etanol, PAAF, Cory Biópsia, etc…

Em caso de dúvidas, contatar:

Central de Autorizações Unimed: (19) 3526-6701
Setor de Contas Médicas: (19) 3526-6724