Voltar

Alimentos que fazem bem para a pele

Alimentos que fazem bem para a pele

A maior parte das vitaminas necessárias para o bom funcionamento do corpo não são produzidas pelo organismo. Por isso, caprichar na alimentação é fundamental

Alimentos que fazem bem para a pele

9 Julho 2020

Maquiagem, laser, cremes mil: a indústria cosmética oferece uma vasta gama de opções para deixar a pele bonita. Mas uma boa ida à feira permite resultados bem satisfatórios.

É lá que se encontra a maioria das vitaminas que o organismo precisa para funcionar direitinho. E, de quebra, dar aquele viço para a pele. Vamos ver alguns?

 

Vitamina A para a pele

Benefícios da vitamina C para a pele

Benefícios do colágeno para a pele

 

Benefícios da vitamina A para a pele

salada de folhosos sendo posta na mesa

A vitamina A é um micronutriente encontrado em fontes de origem animal (retinol) e vegetal (provitamina A). Ela é conhecida por sua propriedade antioxidante que protege a pele, auxilia na formação do colágeno e é necessária para a nossa renovação celular.

Fontes de Vitamina A

Fontes animais: bife de fígado, gema de ovo e leite

Fontes vegetais: frutas e legumes de cor alaranjada (abóbora, cenoura, manga, mamão, damasco, laranja), vegetais folhosos verdes (espinafre, couve e mostarda) e óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi).

Fizemos uma receita de creme de abóbora com gorgonzola muito saborosa. Para acessar a receita, clique aqui!

 

Benefícios da vitamina C para a pele

Laranjas em uma caixa de madeira

Os benefícios para a pele que a vitamina C proporciona variam desde a proteção contra agressões externas, uniformização do tom da pele até a prevenção contra o envelhecimento precoce, pois é um poderoso antioxidante.

Os benefícios da vitamina C vão muito além da pele. Confira todos eles aqui!

Fontes de vitamina C

Laranja, limão, acerola, goiaba, caju, kiwi, morango, melancia, mexerica, salsinha,  pimentões amarelo e vermelho. Outra opção menos comum em supermercados, mas com altíssima concentração de vitamina C, é o camu-camu, uma frutinha típica da Amazônia.

É recomendado que esses alimentos sejam consumidos frescos, espremidos ou cortados na hora e cozidos pelo mínimo de tempo possível. 

Importante: o excesso de vitaminas por suplementação sem prescrição médica pode ser prejudicial ao organismo.

 

Benefícios do colágeno para a pele

moça vendo seu rosto em um espelho

Dentro do nosso corpo, o colágeno representa cerca de 30% do total de proteínas. Fundamental para as articulações do corpo, ele ainda traz benefícios para a pele, como: aumento da resistência, sustento dos tecidos do corpo através de fibras e redução das marcas de expressão.

O colágeno é uma proteína produzida naturalmente pelo organismo, com o auxílio das vitaminas consumidas, como a vitamina C, por exemplo. Contudo, a partir dos 30 anos de idade, a produção diminui e sua carência começa a ser notada.

Fontes de colágeno

A produção de colágeno pode ser estimulada por uma dieta rica em proteínas magras e ômega-3, vitaminas e minerais. A suplementação de colágeno hidrolisado pode ser feita com acompanhamento de um médico.

Além da alimentação, não se esqueça de outros cuidados fundamentais para a pele: usar protetor solar, reduzir o consumo de tabaco e álcool, e beber muita água.

E mesmo que vaidade não seja uma questão para você, essas dicas valem para ter um organismo funcionando bem. Uma pele bonita é uma feliz consequência.

Aliás, vitaminas A e C são excelentes para imunidade, como você pode ver nesta matéria.

Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: Conselho Federal de Nutricionistas, CRN3, Biblioteca Virtual em Saúde, Guia da Farmácia, Globo, Abril

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (4 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em