Dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes

Tire aqui suas dúvidas frequentes em relação ao seu plano Unimed.

  • Boleto - Como imprimir a 2ª via de meu boleto?

Você pode imprimir a 2ª via de seu Boleto através do site, clicando no link abaixo “2ª via de boleto”. Será aberta uma nova janela em que você deverá completar os campos com o nº do seu cartão Unimed e CPF. Escolha o título desejado e clique em “Imprimir”.

2ª VIA DE BOLETO – CLIQUE AQUI

Na Unimed: Dirija-se a um dos pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Nova Odessa - Terminal de Autoatendimento - Endereço: Rua Primeiro de Janeiro, 189 - Centro
Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira das 6h às 15h, Sábado das 6h às 11h

 

  • Valores de planos - Quero aderir ao plano da Unimed, como obter informações sobre valores?

Para informações sobre valores de planos, você deve entrar com a nossa equipe de vendas:

Americana - Av. Brasil, 555 | (19) 3471-3010
Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 | (19) 3464-9516 

 

  • Alterações Cadastrais - Como faço para alterar meu endereço do Plano de Pessoa Física (PPF)?

O pedido deve ser feito pelo titular contratante do plano ou seu representante legal (titular incapaz), presencialmente, em um de nossos pontos de atendimento, munido dos documentos (RG, CPF e comprovante de residência). Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • Alterar estado civil - Como faço para mudar meu estado civil do PPF?

O pedido deve ser feito pelo titular contratante em um dos nossos pontos de atendimento. É necessário apresentar os documentos: CPF, já com o nome atualizado, e certidão de casamento.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
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  • Inclusão de dependentes - Como faço para incluir um dependente no meu PPF?

O pedido de inclusão deverá ser feito somente pelo titular contratante no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento. É obrigatória a apresentação de documento legal que comprove a dependência em relação ao Contratante/Titular: RG, certidão de casamento (cópia simples), certidão de nascimento (cópia simples), declaração de união estável feita pelo cartório (cópia simples) ou CPF (no caso de ser maior de 18 anos).

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • Inclusão de recém-nascido - Como faço para incluir um recém-nascido no meu plano PPF?

O pedido de inclusão deverá ser feito somente pelo titular contratante no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento. É obrigatória a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF (pai/mãe) e Certidão de Nascimento.

A documentação deve ser entregue no período de 30 dias, a contar da data de nascimento, para absorção total das carências. Não é preciso que a criança esteja presente.

Até o 30º dia após o nascimento, a criança poderá ser atendida com o cartão magnético da mãe.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • 2ª via de cartão - Como faço para solicitar a 2ª via do meu cartão da Unimed do PPF? 

A 2ª via do cartão pode ser solicitada pelo titular contratante, presencialmente, no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento. O cartão será enviado para o endereço cadastrado no sistema e será cobrada uma taxa na próxima mensalidade.

Em caso de roubo, não será cobrado a taxa, desde que seja apresentado o B.O. dentro de 30 dias da data de emissão.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • Mudança de vencimento - Como faço para mudar o dia do vencimento do meu boleto?

O titular deverá comparecer no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento com RG e CPF para preenchimento de um formulário.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30
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  • Guia Médico - Como faço para adquirir o Guia Médico da Unimed?

É possível verificar endereços e telefones de consultórios, clínicas e laboratórios Unimed através do site, na página inicial, ou pelo telefone 0800 9 17 58 59.

 

  • Inadimplência - Com quantos dias o meu plano pode ser cancelado em caso de inadimplência?

A cláusula de Rescisão/Suspensão do seu contrato diz que: “Poderá ser rescindido este contrato unilateralmente pela CONTRATADA, com exclusão do CONTRATANTE e respectivos dependentes se houver atraso no pagamento por período superior a 60 (sessenta) dias, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de vigências do contrato (…)”.

 

  • Rol de Procedimentos - O que é Rol de Procedimentos?

Conforme os contratos regidos pela lei 9.656/98 (que regulamenta o setor de planos de saúde), as coberturas obrigatórias estão inseridas no Rol de Procedimentos Médicos, criado pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

Para consultar o “Rol de Procedimentos”, acesse o site da ANS.

 

  • Cobertura Parcial Temporária - O que é Cobertura Parcial Temporária (CPT)?

De acordo com a RN nº 162/07, “Cobertura Parcial Temporária” (CPT) é aquela que admite, por um período ininterrupto de até 24 meses a partir da data da contratação ou adesão ao plano privado de assistência à saúde, a suspensão da cobertura de Procedimentos de Alta Complexidade (PAC), leitos de alta tecnologia e procedimentos cirúrgicos, desde que relacionados exclusivamente às doenças ou lesões preexistentes declaradas pelo beneficiário ou seu representante legal”. Cumprindo este prazo específico, o consumidor passa a usufruir a cobertura integral.

 

  • Urgência e Emergência - O que é Urgência e Emergência?

São consideradas situações de urgência e emergência aquelas que dependem da ação imediata do médico e, portanto, não podem aguardar o agendamento de uma consulta em consultório. São eles:

– Todo tipo de dor aguda na cabeça, coluna, peito, abdômen, etc.;
– Crise de alergias, coceiras, falta de ar, pressão alta e queda de pressão (desmaios);
– Todo tipo de sangramento (nasal, urinário, digestivo, ginecológico, etc.);
– Casos de vômito, tonturas e diarreias com desidratação;
– Intoxicação com bebidas, medicamentos, drogas ou venenos;
– Todos os casos de traumatismo, ocasionados por acidentes pessoais (ferimentos cortantes, perfurantes, quedas com fraturas ou torções de articulações), de trânsito (colisões, capotamento, atropelamento), por armas de fogo (tiros) ou armas brancas (facadas).

Entretanto, há uma diferença entre eles:

Urgência – São consideradas urgências as necessidades que as pessoas valorizam, subjetivamente, como inadiáveis e que as induzem a buscar assistência com maior celeridade frente a outros problemas de saúde.

Emergência – Os atendimentos de emergência são os que implicam em risco imediato de morte, constatado por critérios clínicos.

 

  • Uso do pronto-atendimento - Por que devo evitar o uso do pronto-atendimento por motivos de rotina?

O atendimento de urgência combate somente os sintomas e não investiga a causa da doença. O atendimento em pronto-atendimento também não lhe dá direito ao retorno e acompanhamento com o mesmo médico.

Os pacientes que apresentarem situações incompatíveis com atendimento em pronto-atendimento devem sempre se dirigir à clínica ou ao consultório médico, preferivelmente de clínica geral, para terem, de maneira exata, as suas necessidades básicas atendidas.

A atenção ambulatorial, fora das rotinas de urgência e de emergência, permite ao médico consultar e estudar o paciente como um todo, numa abordagem geral e completa, além de avaliar na consulta de retorno se o diagnóstico está correto e se o tratamento foi adequado.

 

  • SOS Unimed e Unimed Fone - Como funciona?

Pensando em atender as necessidades dos seus clientes, a Unimed Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa oferece a seus beneficiários o Unimed Fone.

Disponível 24 horas por dia em 365 dias do ano, esse é um serviço de orientação por telefone, que presta aconselhamento e apoio médico aos clientes Unimed.

Em uma única ligação você esclarece dúvidas diretamente com um médico, evitando correr riscos com a automedicação, além de instruções objetivas de como proceder em situações adversas, inclusive em casos de acidentes pessoais.

A ligação é gratuita, pode ser feita de telefone fixo ou celular, e o atendimento é rápido e prático. Não há limite para uso ou carência e você pode utilizar o serviço de qualquer lugar do Brasil.

Ainda em casos de urgência e emergência nas cidades de Santa Bárbara d’Oeste, Americana e Nova Odessa, a Unimed oferece suporte especializado para atendimento pré-hospitalar, enviando uma ambulância com médico e enfermeiro até o local para prestar o atendimento e, quando necessário, realiza o encaminhamento para o hospital.

Tenha sempre à mão o telefone do SOS Unimed e Unimed Fone: 0800 770 2696.

 

  • Mudança de acomodação Enfermaria/Apartamento - Como faço para mudar o tipo de acomodação do meu PPF ?

O titular contratante deve procurar o setor de Retenção de Clientes no Ponto de Atendimento de Americana. A mudança pode ser solicitada do dia 1 a 25 de cada mês, para que o plano se inicie no próximo dia 1º. Caso passe desse período, a mudança será para daqui 2 meses.

No caso de mudança para acomodação apartamento, o beneficiário cumprirá carência de 6 meses para Internações e Projeto Coração e 10 meses para parto. As carências são contadas a partir da 1ª mensalidade com o valor de apartamento. Quando a mudança ocorrer de apartamento para enfermaria, não será acrescentado novo período de carências.

Ponto de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • Declaração de IR - Como obter o recibo para Declaração de IR?

O recibo para Declaração de Imposto de Renda poderá ser solicitado presencialmente no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento ou através do site no link abaixo.

DECLARAÇÃO DE IR – CLIQUE AQUI

Na Unimed: Dirija-se em um dos pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • CPF de menor - É obrigatório o fornecimento do CPF do menor?

Sim. Tendo em vista a exigência da Agência Nacional de Saúde (ANS), o fornecimento do número de CPF dos beneficiários do plano de saúde é obrigatório, independentemente da idade dos titulares.

 

  • CPF do menor - Como faço para tirar o CPF do menor?

A inscrição do CPF pode ser feita em agências de Correios, Poupa Tempo, Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal, apresentando a certidão original da criança e documento de identificação do pai ou da mãe, mediante pagamento de uma taxa.

Já a inscrição do CPF na Unimed poderá ser feito no setor de Atendimento em um de nossos pontos de atendimento.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

 

  • Reajustes - Quais reajustes meu PPF pode sofrer?

Planos Regulamentados e Adaptados: índice repassado pela ANS e aplicado no mês de aniversário do plano.

Por faixa etária: quando o beneficiário fizer aniversário, de acordo com os períodos e porcentagens informados no seu contrato.

 

  • Cancelamento - Como faço para cancelar meu plano PPF ?

A solicitação de cancelamento deve ser feita pelo Titular do contrato ou seu representante legal (titular incapaz). De acordo com a RN 412, o cancelamento é feito imediato após a ciência do artigo 15 citado em todos os meios de atendimento, conforme abaixo:

1) Cancelamento presencial – o Titular do contrato ou seu representante legal (titular incapaz) deve dirigir-se ao setor de Relacionamento Pessoa Física em uma das Unidades Sedes Administrativas, munido da cópia do RG/CPF e solicitar o cancelamento do titular ou de seus dependentes.

Pontos de Atendimento:

Americana - Av. Brasil, 555 Vila Medon – Fone: (19) 3471.3000
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Santa Bárbara d'Oeste - Av. Tiradentes, 340 Centro – Fone: (19) 3457.9592
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

2) Cancelamento por telefone – o Titular do contrato ou seu representante legal (titular incapaz) pode ligar no SAC UNIMED 0800 9 175 859 e solicitar o cancelamento do titular ou de seus dependentes.

3) Cancelamento por internet - O Titular do contrato ou seu representante legal (titular incapaz) pode acessar o portal do beneficiário e solicitar o cancelamento do titular ou de seus dependentes.