Exames laboratoriais

 

Visando suprir as necessidade dos clientes em termos de diagnóstico, o Centro de Diagnósticos realiza exames nas áreas de:

  • Microbiologia;
  • Imunologia e Hormônios;
  • Hematologia;
  • Bioquímica;
  • Urinálise;
  • Parasitologia.


Perguntas Frequentes


1. Onde poderei realizar coleta de material para exames?

Centro de Diagnósticos: Rua Germano Wagner, nº 727, Centenário, de segunda a sexta-feira de 6h às 22h e sábados de 6h às 12h (Feriados, fechado).
Coleta Central: Av. Marechal Deodoro da Fonseca, nº 1412, Sala 01, Centro, de segunda a sexta-feira de 6h às 15h e sábados de 6h às 12h (Feriados, fechado).


2. O jejum é necessário para todos os exames laboratoriais?

Alguns exames laboratoriais exigem que o paciente esteja previamente preparado para a sua realização e que siga algumas restrições alimentares. Glicose, Colesterol, Triglicerídeos, Ferro e os hormônios (TSH, T4livre, prolactina, estradiol, FSH, LH, testosterona, insulina) são os principais exames em que aconselhamos jejum de 10 a 12 horas antes da coleta.
Muitos exames, inclusive aqueles de alergia e coagulação, requerem jejum de apenas 04 horas, viabilizando a coleta no período da tarde. Outros, como o hemograma, podem ser coletados em qualquer hora do dia sem a necessidade de jejum.
Em recém nascidos e  lactentes, com dificuldade para realizar jejum, o mesmo não é obrigatório, sendo ideal que a coleta seja realizada antes da próxima mamada. 


3. É necessário realizar higiene íntima antes da coleta de exames de urina?

A higiene íntima é recomendada, pois evita que a amostra de urina possa ser contaminada. O laboratório Unimed fornece junto ao frasco de coleta lenço umidecido´apropriado para melhor qualidade da amostra


4. Mulher no período menstrual pode fazer exames de sangue?

Desaconselhamos além da coleta de exames de urina também a coleta de exames de secreção vaginal. Inclusive alguns exames de sangue são recomendados por médicos que sejam coletados em certos períodos do ciclo menstrual. Informe-se com seu médico.


5. Devo parar de tomar medicamentos para coletar os exames de laboratório?

Não. Somente seu médico pode orientar se há necessidade de suspensão da medicação antes da coleta. É importante que se informe ao Laboratório no ato do atendimento as medicações em uso.


6. Existe algum tipo de preparo especial, além do jejum, para coleta de exames?

Para alguns exames são exigidas certas recomendações, por exemplo, para coleta de PSA aconselhamos ao cliente que não tenha ejaculado, andado de bicicleta, motocicleta, ou a cavalo nos últimos 02 dias. Existem alguns outros exames que também exigem o cumprimento de algumas recomendações. Em caso de dúvidas consulte sempre o laboratório ou nosso setor de Relacionamento com o cliente através do whatsapp 991736675. 


7. A urina para o exame de Urinalise/ Parcial de Urina e Cultura deve ser a primeira da manhã? Por que devo esperar pelo menos 03 horas sem urinar para coletar a urina?

Não é necessário que seja a primeira urina da manhã, desde que se esteja por 03 horas sem urinar para colhê-la. Urinas colhidas com pouco tempo de concentração (menos de 03 horas) podem comprometer o resultado. A urina poderá, inclusive, ser colhida em casa, mas deve ser levada imediatamente após a coleta ao Laboratório. É importante salientar que o jejum não é necessário para coleta de urina.


8. Qual a orientação para exame micológico e/ou cultura para fungos?

Para realizar este exame não se deve estar utilizando pomada ou creme no local da lesão. Caso a coleta seja na unha, não se deve estar utilizando esmalte e nem corta-las antes da coleta.


9. O Teste do Pezinho pode ser coletado na veia? Quando deve ser feito?

O Teste do Pezinho é um procedimento que foi desenvolvido para simplificar a coleta de sangue no bebê, permitindo que o exame seja feito em qualquer unidade de saúde, mesmo naquelas que não possuem pessoas capacitadas para realizar uma coleta de sangue na veia da criança. Basta um pequeno corte no pezinho para que sejam coletadas as tão importantes gotinhas destinadas à triagem de doenças neonatais.

Apesar de simples, porém, a punção do pezinho é dolorida. Quando furamos o calcanhar do bebê, nem sempre conseguimos uma amostra suficiente para preencher todos os campos do cartão de exame e então é preciso fazer uma ‘ordenha’ da punção, para obter mais gotinhas. E, em alguns casos, precisamos até mesmo realizar uma outra punção.

Por esse motivo, no laboratório Unimed nós optamos por realizar a punção venosa no bracinho do bebê, com profissionais capacitados e experientes. Muitos pais estranham ao fazer o “teste do pezinho” no braço. No entanto, a amostra coletada na veia tende a ser menos diluída – o que permite a coleta de um volume menor de sangue, e muitas vezes mais rápida e menos traumática.

Isto não significa que a punção do pezinho seja pior. São apenas coletas diferentes, em contextos diferentes. O importante é obter a amostra da melhor forma possível, permitindo que o exame seja realizado na época correta.


10. Posso receber o resultado do meu exame através de ligação telefonica?

Não. Os clientes além de retirarem seus resultados no Laboratório têm ainda a opção de acessá-los via internet através de uma senha pessoal fornecida pela recepcionista durante o atendimento no Laboratório. A senha para acesso aos exames é pessoal e não poderá ser passada aos clientes por telefone. A entrega de senhas só é realizada pelas recepcionistas do Laboratório mediante documento de identificação. Os resultados também poderão ser enviados por e-mail ou whatsapp mediante contato com nosso Setor de Relacionamento com o Cliente e comprovação de identificação do paciente.

 


Maiores Informações
WhatsApp: (47) 98412 6764