Central Estadual de Regulação Médica e Transporte

 

P. Qual é o objetivo da Central Estadual de Regulação Médica?

A Central Estadual de Regulação Médica, tem o objetivo de realizar a regulação das solicitações de atendimento de APH (Atendimento Pré Hospitalar) e Remoção Inter Hospitalar dos beneficiários de Santa de Catarina. Consiste em ter uma equipe 24 horas por dia, 7 dias por semana, com uma central telefônica onde todas as ligações são gravadas.  

 

P. Como posso saber se meu plano tem o SOS Unimed?
R: Ligar no número de SAC que consta atrás do cartão Unimed. 
Nesse canal, o beneficiário pode tirar todas as dúvidas referente a cobertura do seu plano de saúde. 

 

P. Meu familiar estava em outra cidade a passeio, sofreu um acidentou e está internado. Como faço para levá-lo para nossa cidade? 
R. Primeiramente, precisa ter vaga confirmada no hospital da cidade para onde querem retornar. Se o plano tiver cobertura para esse tipo de remoção (repatriamento) iremos identificar se o paciente continuará internado para tratamento no hospital da cidade onde reside, se for continuar internado e ter indicação de remoção, daremos continuidade no transporte.

 

P. Meu familiar se acidentou em via pública e preciso de ambulância para atendê-lo. Como devo proceder? 
R. Acidente em via pública deve ser acionado o SAMU 192 e a polícia 190, pois são eles quem realizam esse tipo de atendimento.

 

P. Estou com meu familiar internado, mas quero transferir para outro hospital por decisão da família. Como devo proceder? 
R. Nesse caso a remoção terá que ser de forma particular, porque o plano tem cobertura para transferência por falta de recurso.

 

P. Quais os trâmites para solicitar uma transferência hospitalar?
R. É necessário o médico do hospital de origem realizar contato com o médico do hospital de destino e providenciar a vaga para o paciente.
Após a vaga ser cedida o médico da origem deverá realizar contato com a Central de Regulação e solicitar o transporte informando os dados do paciente, origem, destino e o quadro clínico.
Em seguida será realizada a confirmação da vaga no hospital de destino e posteriormente iremos acionar a ambulância para a remoção.

 

P. Como solicitar internação de paciente que está em casa?
R. Neste caso podemos realizar o transporte somente de forma particular, pois o plano não tem cobertura contratual para remoção da residência para hospital. Para realizar o transporte é necessário que seja definido previamente o hospital de destino e o médico que irá receber o paciente.
Posteriormente a família deverá informar os dados e o médico que acompanha a paciente deverá informar o quadro clínico para o médico regulador. Será feito a confirmação da vaga no destino antes de encaminhar a ambulância.

 

P. Como solicitar internação/exame de paciente da Unimed Lar/GDC/Home Care que está em casa? 
R. Não é possível a família solicitar diretamente para a Regulação.
Somente a equipe da Unimed Lar/GDC/Home Care pode solicitar este tipo de transporte.
Para realizar internação é necessário que sejam definidos o destino e o médico que irá receber o paciente e caso tratar-se de realização de exames, este deverá estar agendado.
A equipe do Home Care entrará em contato a Central de Regulação para solicitar a remoção e o médico do programa deverá informar o quadro clínico ao médico regulador. Será realizado a confirmação da vaga no destino e posteriormente será acionado a ambulância.

 

P. Como solicitar alta hospitalar?
R. Para solicitar alta hospitalar o paciente deverá estar liberado. O responsável pelo paciente no hospital (enfermeiro ou médico) deverá informar os dados e o médico assistente informará o quadro clínico ao médico regulador.
É necessário haver indicação clínica para a alta ser realizada com ambulância. (A indicação é quando o paciente não tem condições de retornar à residência por meios próprios).

 

P. Como solicitar atendimento de Urgência e Emergência (SOS) de paciente sem Unimed ou sem o benefício? 
R. Neste caso o atendimento é realizado somente de forma particular. Caso o solicitante não desejar particular, orientamos que realize contato com o SAMU.

 

P. Qual a diferença entre Atendimento de Urgência (SOS) e Emergência e Remoção?
R. Atendimento de urgência e emergência (SOS) o paciente poderá solicitar quando necessitar de atendimento na residência. Remoção inter-hospitalar é quando o paciente necessita ser removido para um hospital com maior recurso ou hospital público/privado para hospital da rede credenciada.

 

P. Em que situação é pertinente o envio da unidade até a residência para atendimento de Urgência e Emergência (SOS)? 
R. Neste caso nós geramos a solicitação e quem define é o médico regulador de acordo com o quadro clínico. Dependendo do caso o médico orienta via telefone, se não for possível solucionar o problema é encaminhado a unidade para atendimento na residência.

 

P. Qual é o valor de transporte particular e as formas de pagamento?
R. O valor do transporte particular depende do tipo de unidade e da distância total do transporte.
A forma de pagamento varia de acordo com Unimed da região que realizará o transporte.

 

P. Como funciona a busca por leitos?
R. A Central realiza apenas o auxílio na busca por leitos, primeiramente o médico do paciente deverá ter feito em média três tentativas de vagas.

 

P. Como solicitar transporte aéreo?
R. Deverá ser informado os dados do paciente para verificação de cobertura contratual.
O médico assistente deverá informar o quadro clínico do paciente ao médico regulador que irá analisar se há indicação clínica, e se tem condições de ser transferido em aeronave, além da necessidade de ser realizado o transporte aéreo. Se houver indicação clinica será realizada a confirmação da vaga no destino e providenciamos o transporte. Para realizar o transporte aéreo é necessário que tenha definido previamente o hospital de destino e o médico que irá receber o paciente.

 

P. Quanto tempo a Unimed leva para montar uma equipe e a mesma chegar no local de origem? 
R. De acordo com a cidade temos equipes prontas para o deslocamento.
Nos locais que a equipe é de sobreaviso o tempo médio é de uma a duas horas para o deslocamento.
O tempo varia de acordo com a localização da equipe no momento do acionamento e a distância até o destino.

 

P. Quando é realizado a constatação de óbito?
R. Realizamos constatação de óbito de pacientes dos programas Unimed Lar/GDC/Home Care.
De acordo com a região e o dia da semana é a equipe do SOS que realiza ou a equipe do programa no qual o paciente faz parte. Se o paciente não faz parte destes programas o familiar deverá realizar contato diretamente com o serviço de verificação de óbito da região.