Nossa História

 

Desde 1994 a Unimed está presente no município de Videira, porém até o ano de 2000 a cidade abrigava uma unidade representativa do sistema denominada seccional, regida pela Federação das Unimeds de Santa Catarina. O crescimento desta unidade fez com que a Federação reavaliasse o modelo de gestão vigente e, em conjunto com os médicos credenciados iniciaram grupos de estudos  para que pudesse ser desenvolvido um novo modelo de gestão que viabilizasse a existência de uma cooperativa de acordo com os princípios desta doutrina: adesão livre e voluntária, controle democrático pelos sócios, participação econômica pelos sócios, autonomia e independência, educação, treinamento e informação, cooperação entre as cooperativas e preocupação com a comunidade.

A Unimed Videira é formada por 72 médicos, distribuídos em 8 municípios de sua área de ação. Sua rede de atendimento está composta por 24 clínicas, 8 laboratórios e 6 hospitais.

A estrutura organizacional da Unimed Videira, é composta por um Conselho de Administração de 9 membros, eleitos dentre os médicos cooperados para um mandato de 3 anos, sendo o Presidente e o Vice-presidente eleitos entre os conselheiros.

O Conselho Fiscal é composto por 6 membros, com mandato de 1 ano, igualmente eleitos entre os médicos cooperados. Da mesma forma é composto o conselho Técnico e de Ética, mas com renovação de seus membros a cada 2 anos.

A Unimed Videira conta atualmente com 16 colaboradores, sendo 15 que atuam na sede administrativa e comercial, ambos na cidade de Videira e 1 atuando na unidade de atendimento ao cliente, na cidade de Fraiburgo.

Unimed Videira é o resultado concreto da mais avançada forma de organização social e econômica: o cooperativismo. E como tal, tem o importante papel de despertar essas comunidades para a evolução social e o crescimento econômico, na medida em que se torna cada vez mais uma competente representante dos anseios de seus integrantes, e, um forte agente de solução dos problemas que são comuns a um grupo de pessoas.

A cooperativa, sendo fruto de iniciativa coletiva e parte integrante e ativa da sociedade como um todo, deve preocupar-se em manter um bom e sólido relacionamento com todas as forças vivas dessa sociedade. Assim, até as pessoas não cooperativadas saberão dimensionar a importância da cooperativa, e o quanto indiretamente dependem da mesma.