Campanha de vacinação 2015

Campanha de vacinação 2015

12 Junho 2015

A campanha de Imunização contra o vírus da gripe aconteceu nos dias 1º e 2 de junho na Unimed Federação e na Central, e nos dias 10, 11 e 12 na Fesc. No ano de 2015 foram imunizadas 550 pessoas, entre colaboradores, dependentes e agregados.
A vacina tri valente, do laboratório Abbott,  protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B, e passa a agir 15 dias depois da aplicação.

 



Confira abaixo algumas dúvidas sobre a vacina


Posso ficar gripado depois de me vacinar? 
Não, isso é um mito. A vacina contra a influenza contém vírus mortos ou apenas pedaços dele que não conseguem causar gripe. Na época em que a vacina é aplicada, circulam diversos vírus respiratórios diferentes, que podem não ser o da gripe em questão, e as pessoas podem acabar infectadas por não estarem ainda imunizadas. A pessoa pode também pegar um resfriado, já que a vacina não protege contra resfriados. 
Do que é feita a vacina e como ela age? 
É composta de vírus mortos da gripe. Ao chegar ao organismo, a vacina estimula o corpo a reconhecer o vírus e a produzir anticorpos, que no futuro criarão uma barreira contra a gripe. 

A vacina tem efeito colateral? 
Normalmente, não apresenta qualquer reação. Pode gerar efeitos no local da aplicação, como coceira, calor e mal-estar. Em alguns casos, dor local que dure de dois a três dias.

 

Fonte: Jornal Diário Catarinense


Comunicação