Hoje é Dia do Médico

Alberto Gugelmin Neto - Presidente Unimed SC

Hoje é Dia do Médico

Alberto Gugelmin Neto - Presidente Unimed SC

18 Outubro 2018

 

Hoje é Dia do Médico, data indispensável para uma reflexão sobre esta profissão que acompanha a vida de cada um de nós, desde o nascimento até a morte. Mais do que isso, a data é uma oportunidade para falar sobre os homens e as mulheres que aceitaram o desafio da medicina e diariamente auscultam os corações e escutam as angústias dos pacientes atendidos nos consultórios, hospitais e postos de saúde.

O acolhimento e o cuidado, o trabalho de buscar a cura e a missão de salvar a vida são tão grandiosos que muitas vezes o paciente só enxerga o médico que está à sua frente, sem nem pensar que no jaleco branco tem também um ser humano, sem lembrar que segurando o bisturi tem alguém de carne e osso. É dessa forma que as pessoas se entregam para o profissional, que precisa diagnosticar causas, identificar e tratar consequências, interferindo no cotidiano delas, num momento especial e geralmente de fragilidade. Essa é também a razão pela qual os médicos estão sempre entre as profissões de maior confiança junto à população brasileira, de acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto DataFolha, entre outras.

Portanto, não existe atividade que tenha tamanha interação, necessitando cada vez mais de empatia e humanização, de ambos os lados da relação, que se estabelece no respeito e na troca.

Como Cooperativa Médica, a Unimed tem muito orgulho de reunir, em Santa Catarina, cerca de 6 mil médicos no seu quadro social. Eles são responsáveis pela assistência de aproximadamente 1 milhão de catarinenses, que lhes confiam o bem mais precioso que é a sua própria saúde, a de seus familiares ou dos colaboradores de suas empresas. É uma responsabilidade assumida com muita seriedade e trabalho, permanentemente em evolução, acompanhando as mudanças da sociedade. Sempre em busca da qualificação de seus serviços, a meta é encantar o cliente e mostrar a sua importância. Esse é o jeito de cuidar Unimed, concretizado pelas mãos dos seus médicos, razão de todas as nossas homenagens hoje e nosso reconhecimento todos os dias.