Ressarcimento ao SUS - Mudanças

Ressarcimento ao SUS - Mudanças

17 Junho 2015

A Federação SC participou da 2ª Oficina do Ressarcimento ao SUS** realizada pela ANS, em 22 de maio, que contou com cerca de 80 representantes de operadoras.Na ocasião foram sanadas dúvidas operacionais sobre o Protocolo Eletrônico do ressarcimento ao SUS (Persus) e as mudanças no processo.


Principais mudanças no processo de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), implantadas:

* Notificação dos procedimentos de alta e média complexidade. Atendimentos ambulatoriais, tais como: quimioterapia, ressonância magnética, entre outros, além das internações que vinham ocorrendo.

* Notificações e decisões do Ressarcimento ao SUS, realizadas eletronicamente no sistema da ANS no Protocolo Eletrônico de Impugnações e Recursos dos Processos de Ressarcimento ao SUS – Persus desde janeiro.

* Incidência de juros nos valores a serem ressarcidos, a partir do vencimento do prazo de impugnação, visando punir as operadoras que apresentam pedido de impugnação sem motivo, com intuito de protelar o pagamento.

**Sempre que um beneficiário de plano de saúde realiza algum atendimento através do SUS, o valor é cobrado da operadora de planos de saúde através do processo de ressarcimento ao SUS, instituído pelo art. 32 da Lei 9656/98.

 

Crédito da foto: Portal ANS

 


Comunicação