7 Outubro 2020

 

Unimed CONECTA debate os desafios

para a virada pós-pandemia

 

Live com Leandro Karnal e Ricardo Amorim tem mais de 3 mil inscritos, com ampla interação entre palestrantes e participantes

   

   

Diretoria da Federação e presidentes de Singulares Unimed SC participaram da live num estúdio montado em Florianópolis, permitindo ainda mais integração no debate
 

A Unimed SC mais uma vez assume o papel de protagonista na assistência à saúde e começa a planejar um novo tempo, mantendo o estado de alerta para a pandemia do coronavírus, mas já com os olhos voltados ao futuro. Com essa meta, a Cooperativa Médica realizou a live Unimed CONECTA, na noite desta segunda-feira (dia 28/09), reunindo os palestrantes Leandro Karnal e Ricardo Amorim, hoje os principais debatedores e formadores de opinião de todo o país. Com mais de 3 mil pessoas inscritas, o evento online foi um grande sucesso, com ampla interação dos participantes e muitas perguntas aos convidados especiais.

A live também foi a oportunidade de apresentar o Sistema Unimed em Santa Catarina, com um bate-papo coordenado pelo presidente da Federação Unimed SC, o médico Alberto Gugelmin Neto. Durante todo o evento ele foi acompanhado pelos diretores da Federação, os médicos Sérgio Malburg Filho (vice-presidente), Luiz Antônio Deczka (diretor Administrativo e de Finanças) e Walter Ney Junqueira (diretor de Desenvolvimento), além dos presidentes da Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes, da Unimed Litoral, Umberto João d’Ávila, e da Unimed Grande Florianópolis, Théo Fenando Bub, que interagiram com os palestrantes e o público.

 

Gestão estratégica do tempo e da vida

“Como otimista, penso que a pandemia nos deixou valiosas reflexões, que podem nos levar a mudanças importantes. Uma delas é aprender a fazer a gestão estratégica de nosso tempo. Aproveitar plenamente o tempo que dispomos em nossas vidas. Aproveitar, por exemplo, a oportunidade que essa live da Unimed está nos proporcionando, para pensar no que vai acontecer com todos nós a partir de agora. Tempo é a matéria prima da vida e nós precisamos saber administrá-lo. Isso também faz bem para a saúde, desafia nosso cérebro e nos trona melhores. Afinal, eu preciso de vez assumir o rumo de minha existência.  

Penso ainda que os médicos merecem todo o nosso reconhecimento. Eles foram a trincheira da pandemia e deixaram claro o papel que exercem na defesa da vida. Quem vê um médico de jaleco nos corredores de um hospital, muitas vezes não sabe tudo o que foi preciso estudar e fazer para chegar ali, naquele momento, pronto para atuar na medicina. Portanto, é preciso dar os parabéns a todos os profissionais da saúde”.

      

Leandro Karnal

Professor, historiador e escritor

 

 

Mudanças na saúde e no mercado de trabalho

 

“Na economia, muitos foram os desafios durante a pandemia e outros tantos serão os embates no pós-coronavírus. Sem dúvida, destaca-se a interrupção das reformas iniciadas pelo Governo Federal, que precisam ser retomadas com a máxima brevidade, para que possamos manter o caminho do desenvolvimento. Também será preciso se preparar economicamente para as novas necessidades, como no mercado dos serviços médicos e hospitalares, que certamente deverão ter um incremento, assim que as coisas se estabilizarem um pouco. Nunca a saúde foi tão importante para as pessoas, que tiveram que voltar ainda mais a atenção para este serviço.      

É necessária ainda perceber as mudanças no mercado de investimentos, pois muitos brasileiros estão descobrindo oportunidades, em especial na bolsa de valores. Ainda é bom se preparar para as transformações no mercado de trabalho, tendo em vista que a aceleração do processo tecnológico e a opção pelo home-office devem alterar muito o comportamento do trabalhador e também do empregador daqui em diante. Nesse sentido, a inovação será o grande destaque a partir de agora. Investir nela será quase uma exigência”.    

 

Ricardo Amorim

Economista, consultor financeiro e escritor

 

 

Unimed protagonista da transformação

 

“Nos últimos seis meses, realizamos uma verdadeira força-tarefa para proteger a vida, durante o período de transmissão e agravamento da pandemia de Covid-19. Os médicos cooperados de todo o Sistema estiveram na linha de frente dessa grande luta de diversas formas. Muitos deles foram acometidos, alguns queridos colegas sucumbiram, mas todos deixaram um exemplo de dedicação e desprendimento, na mais alta expressão do ser médico, entregando suas vidas por um bem maior.    

Como Unimed, fomos incansáveis em cumprir nossa missão de cuidar da saúde, com toda a estrutura necessária para enfrentar o inimigo invisível do novo coronavirus. Também foram meses de isolamento e de aprendizado, que ainda não se encerraram, e seguem pedindo nossa atenção especial.

Porém, a Unimed novamente quer ser protagonista da transformação, começando agora a preparar o dia de amanhã. Mais uma vez vamos fazer isso unidos, com o Jeito de Cuidar Unimed, na certeza de que o futuro começa aqui e agora”.

 

Alberto Gugelmin Neto

Presidente Federação Unimed SC

 

             


Fonte: Edição: Equipe de Comunicação C. (47) 99145 9669 - comunicacao@unimedsc.com.br Jornalista Responsável: Lena Obst (MT/RS 6048