Perguntas Frequentes

 

 

1. O que é coparticipação e como ocorre a cobrança?

A coparticipação é o valor a ser pago pelo cliente à Unimed, referente ao percentual sobre as despesas relativas a determinados procedimentos previstos em contrato. Para os contratos com coparticipação, haverá cobrança nas consultas com um valor fixo e uma porcentagem com teto máximo para exames. Esta cobrança é encaminhada para pagamento juntamente com a fatura Unimed. Não haverá cobrança quando houver a realização de internações, cirurgias ou quimioterapia.

 

2. O que é carência e CPT - Cobertura Parcial Temporária?

Carência é o período que deve ser aguardado para utilizar cada procedimento do plano a partir da data de início de vigência do contrato. A CPT é a suspensão da cobertura de eventos cirúrgicos, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade para doenças pré-existentes, por um período de 24 meses.

 

3. Como consultar endereços de médicos, hospitais e laboratórios?

Contate o nosso SAC 0800 648 0400 ou clique aqui.

 

4. Como agendar consultas?

Consultas de urgência/emergência são realizadas no Pronto Atendimento sem necessidade de agendamento prévio, por um dos médicos plantonistas. Consultas eletivas devem ser agendadas por telefone, diretamente nos consultórios dos médicos cooperados. Apresente seu cartão Unimed em todos os atendimentos.

 

5. Meu médico só tem disponibilidade para atendimento em consulta daqui a um mês. O que eu faço?

Se o médico escolhido por você não puder atendê-lo dentro do prazo estipulado pela ANS, você deve entrar em contato com o SAC 0800 648 0400, que iremos indicar outro médico da mesma especialidade dentro do prazo estipulado.

 

6. Quais os prazos de atendimento estabelecidos pela ANS?

Os prazos estabelecidos são:
Imediato: urgência e emergência;
Até 03 dias úteis: serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial;
Até 07 dias úteis: consulta básica (pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia) e consulta e procedimentos realizados em consultório/clínica com cirurgião-dentista;
Até 10 dias úteis: consulta/sessão com fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta; serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial e atendimento em regime de hospital-dia;
Até 14 dias úteis: consulta nas demais especialidades médicas;
Até 21 dias úteis: procedimentos de alta complexidade e atendimento em regime de internação eletiva.

 

7. É possível solicitar autorização de guias de exames/procedimentos por telefone ou pela Internet?

Não. A autorização de guias deverá ser solicitada em nossa Central de Atendimento de segunda à sexta-feira, das 07h às 19h. Requisitos para solicitação das autorizações: pedido médico original emitido pelo mesmo, Carteira de Identidade e cartão magnético da Unimed. Para solicitar autorização não é necessário que o beneficiário venha pessoalmente, pode ser um terceiro, desde que esteja com o pedido médico e o cartão Unimed em mãos.

 

8. O que devo fazer para me consultar com Nutricionista, Psicólogo, Fonoaudiólogo ou Terapeuta ocupacional?

O médico do paciente deve indicar, através de relatório dirigido à Unimed, a necessidade de tratamento com esses profissionais. O beneficiário traz este relatório até a sede da Unimed para avaliação e tomada das providências. Somente nos planos regulamentados é que há cobertura para consultas/sessões com estes profissionais.

 

9. Como solicitar segunda via de boleto bancário?

Você poderá retirar a segunda via clicando aqui ou contate o nosso SAC 0800 648 0400.

 

10. Como solicitar 2ª via de cartão?

A segunda via do cartão magnético poderá ser solicitada pessoalmente no Setor de Cadastro, em nossa Central de Atendimento.

 

11. Por quanto tempo um bebê recém-nascido, filho de uma beneficiária - tem tratamento garantido através do cartão da mãe?

Nos planos regulamentados, até 30 dias após o nascimento, desde que o parto tenha sido coberto pela Unimed. Em outras situações, contate o SAC 0800 648 0400.  

 

12. Como incluir um recém-nascido no meu plano de saúde?

Será assegurada a inscrição do recém-nascido, filho natural ou adotivo do beneficiário, isento do cumprimento de carência, desde que a inscrição ocorra no prazo máximo de 30 dias do nascimento ou da adoção. Para planos particulares, deve-se apresentar a fotocópia da certidão de nascimento da criança diretamente em nossa Central de Atendimento. Para os contratos empresariais, a inclusão deverá ser feita no setor de Recursos Humanos da empresa.

 

13. Tenho plano através da empresa, como posso saber mais informações sobre meu plano?

Através do SAC 0800 648 0400. Para consulta do contrato o beneficiário deverá entrar em contato com o setor de Recursos Humanos da empresa onde trabalha.

 

14. O que fazer se o plano da empresa for cancelado e o funcionário desejar continuar na Unimed?

O funcionário deverá se dirigir ao Departamento de Vendas em nossa Central de Atendimento e fazer um contrato particular, em até 30 dias após a sua exclusão do plano anterior. Neste caso as carências cumpridas serão analisadas para verificar a possibilidade de serem aproveitadas de acordo com o tipo de plano contratado.

 

 

Maiores informações:

0800 648 0400