Ferramentas de Gestão

Ferramentas de Gestão

A Unimed Santa Catarina sabe da importância em acompanhar, avaliar e divulgar seus resultados. O acompanhamento efetivo do orçamento da área de RS garantindo que esse valor seja corretamente aplicado são premissas básicas. Além disso, as ferramentas de gestão se bem aplicadas permitem uma auto avaliação anual e contribuem para a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria.

 

1.Balanço Social

A Unimed Santa Catarina consolida anualmente o balanço social do estado, ou seja, a Federação somada as 22 Unimeds do estado tem o compromisso anual de tratarem com transparência todos os valores envolvidos com ações e projetos sociais, além de informações pertinentes a Responsabilidade Social que fazem parte do dia a dia de cada Unimed.

 

2. Selo Unimed de Responsabilidade Social 

O Selo de Responsabilidade Social, criado pela Unimed do Brasil, reconhece as Cooperativas que adotam práticas socialmente responsáveis. Seu objetivo é mobilizá-las para a implantação de uma política de Responsabilidade Social. Assim, além de ser uma importante ferramenta de autodiagnóstico, pode auxiliar na estratégia da gestão responsável.

O Selo também busca incentivar todas as Cooperativas a trabalharem juntas por uma sociedade mais justa, ética e sustentável. Além disso:

·         identifica e reconhece quais Cooperativas promovem ações socialmente responsáveis em sua gestão;

·         agrega valor à marca;

·         evidencia a qualidade do relacionamento da Cooperativa junto aos seus públicos;

·         faz um diagnóstico do desempenho da Cooperativa.

A Unimed SC participa do selo desde o lançamento em 2003 e incentiva todas as suas singulares a também participarem.

 

3. Conjunto de Indicadores para Avaliação dos Projetos Estaduais

O Instituto Unimed Santa Catarina conta com dois projetos Estaduais, no Esporte Comunitário temos a participação das 22 filiais e para acompanhar o andamento e garantir que os objetivos do projeto sejam alcançados, um conjunto de indicadores são preenchidos bimestralmente e/ou semestralmente pelos professores e responsáveis pelo projeto nas singulares. Onde informações como melhora no rendimento escolar, mudança de comportamento são algum dos pontos percebidos nos alunos participantes.

Já no projeto Unimed vida, neste primeiro ano temos a adesão de 16 filiais e para o acompanhamento e avaliação o projeto conta com indicadores quantitativos como número de escolas participantes, número alunos envolvidos, número de capacitações e professores capacitados.

 

4. Pacto Global

O Pacto Global é uma iniciativa proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para encorajar empresas a adotar políticas de responsabilidade social corporativa e sustentabilidade. Esse pacto pretende promover um diálogo entre empresas, organizações das Nações Unidas, sindicatos, organizações não-governamentais e demais parceiros, para o desenvolvimento de um mercado global mais inclusivo e sustentável, a ideia é conseguir dar uma dimensão social a globalização.

A Unimed SC aderiu ao Pacto Global em 2012.

 

5. Indicadores da política de sustentabilidade

Com a elaboração da Política de Sustentabilidade do Sistema Unimed em Santa Catarina um conjunto de indicadores passa a monitorar atividades dentro da Federação e das Singulares. Baseados no GRI e definidos por meio da visão interna e externa, os indicadores da Política servem como base para o planejamento estratégico da Unimed SC.

 



     

Unimed de Santa Catarina