Nossos Valores

Nossos Valores

Além dos valores pessoais,  existem  os valores  das  empresas. Independente  de  seu  tamanho, origem ou segmento de mercado, os valores são uma fonte de orientação e inspiração no local de trabalho e são elementos motivadores que direcionam as ações das pessoas na organização. Em resumo, os Valores são os princípios que guiam as decisões e balizam o comportamento no cumprimento da missão. Desde muito cedo, por influência de nossos pais e familiares, estabelecemos um conjunto de valores. Mas as pessoas, o ambiente, as crenças e as circunstâncias agem no sentido de modificá-los.
Como documento oficial do compromisso da Unimed SC com valores e princípios éticos, em 2009 a Federação adotou o Código de Conduta Profissional. Este código foi elaborado em 2006, sob coordenação da Unimed do Brasil, com o intuito de tornar mais transparente à preocupação com princípios éticos. O desenvolvimento do material contou com sugestões da Unimed SC e de mais 134 cooperativas Unimed de todo o país. Os valores do sistema Unimed são:


1 - Responsabilidade Social
A Responsabilidade Social é um valor que compõem o DNA da Unimed desde sua fundação. O próprio sistema cooperativista estimula a prática da Responsabilidade Social através da cooperação. Mas afinal, o que é Responsabilidade Social?
A Responsabilidade Social é uma forma de gestão, uma atitude indispensável para garantir a sustentabilidade do negócio Unimed e do planeta. Ela precisa fazer parte do nosso dia a dia e no caso da empresa, também deve fazer parte da sua cadeia de negócios e em como ela os conduz.
Mas a Responsabilidade Social não é só uma prática empresarial, ela deve ser também uma prática pessoal. Vai muito além de campanhas, doações ou qualquer outra ação filantrópica. Ela precisa fazer parte das atitudes diárias de todos nós. Seja em casa, na rua, na empresa, durante o lazer ou em qualquer outro lugar, assumir uma postura socialmente responsável só traz benefícios para todos. Desde o simples gesto de não jogar um papel no chão, reciclagem do lixo, até o extremo de não aceitar uma propina, por exemplo, com certeza só torna a sociedade mais saudável e justa.


2 - Cooperação
A cooperação é uma relação de ajuda entre indivíduos e/ou instituições, no sentido de alcançar objetivos comuns, utilizando métodos consensuais. É vista como a forma ideal de gestão das interações humanas, por colocar em evidência comportamentos que envolvem respeito, integração, comunicação eficaz, flexibilidade, entre outros. A cooperação permite que as pessoas ganhem juntas.
Diferente da situação onde apenas um ou alguns ganham, a cooperação possibilita a integração das pessoas assim como a produção de algo mais complexo do que se fosse feito individualmente, com a característica de somar esforços e compartilhar resultados.
A cooperação é o princípio base do cooperativismo, pois a iniciativa para a formação de uma cooperativa surge do desejo de unir forças em determinada área econômica e social para alcançar melhores resultados.

 
3 - Compromisso com o Cliente
O cliente é a pessoa mais importante em qualquer negócio. É ele quem estimula a empresa a procurar sempre melhorar o produto, o atendimento, entre outros.
“Compromisso com o Cliente” é fazer algo a mais que sua obrigação, fazer o inesperado, ir além das expectativas do cliente. Conquistar a confiança, encantar, passar as emoções positivas. É importante tratar o cliente como ele gosta de ser tratado, ouvi-lo e descobrir seus reais interesses.      
Independente se o cliente é interno ou externo, o bom atendimento é fundamental em todas as circunstâncias. Surpreender o cliente, dando aquele retorno no dia combinado mesmo sem ter a resolução do problema, é fundamental para a Unimed SC.


4 - Transparência, Ética e Integridade
Em um mundo globalizado, onde a competitividade é extremamente acirrada, a conduta do profissional faz toda diferença e possui o poder de estabelecer as regras do jogo. Portanto, o profissional que possui uma conduta ética ao exercer sua profissão posiciona-se no mercado com um diferencial, tendo sua carreira além de consolidada, respeitada.
A Integridade no exercício da função significa agir em conformidade com seus princípios morais e valores, sem prejudicar as demais pessoas em sua volta, zelando e preocupando-se sempre com a boa reputação de seu nome.

 
5 - Valorização do Colaborador
Cada vez mais se ouve a expressão Capital Humano, que pretende simbolizar o valor acrescido que os trabalhadores trazem consigo quando desenvolvem a sua atividade na era do conhecimento.
A valorização dos colaboradores, não é apenas expressada em termos de compensação financeira (dinheiro), é importante que a empresa permita que os seus colaboradores sejam uma parte ativa na sua gestão, ouvindo-os e agindo de forma a conciliar interesses.
O Capital Humano pode e deve ser medido da mesma forma que os balanços da empresa refletem a saúde financeira da empresa. Ou seja, a Valorização do Capital Humano é importante para que os colaboradores sintam que há investimento em si próprios e sintam que na junção da valorização de todos os ativos financeiros e humanos é que a empresa consegue alcançar seus objetivos.


6 - Satisfação dos Cooperados
Os cooperados formam os alicerces do Sistema Unimed e, por isso, o bom relacionamento com eles e entre eles é imprescindível para o êxito e perenidade de nossas atividades.
A Unimed SC tem como objetivo dar suporte e orientar as Unimeds do estado na busca de um trabalho de parceria com os cooperados. Defender os interesses dos cooperados, incentivar a participação dos cooperados nas decisões da cooperativa, prestar aos cooperados orientações e informações claras e confiáveis e promover programas de ensino continuado aos cooperados são alguns dos compromissos assumidos pelas Unimeds de todo o estado de SC.


UNIMED SANTA CATARINA