Voltar

SOS Unimed recebe orientações sobre o vírus Ebola

SOS Unimed recebe orientações sobre o vírus Ebola

SOS Unimed recebe orientações sobre o vírus Ebola

30 Outubro 2014
O Hospital Unimed promoveu na última terça-feira, 28, mais uma palestra sobre a doença causada pelo vírus Ebola. Desta vez, o público foi o corpo de enfermagem do SOS Unimed. Os profissionais puderam tirar suas dúvidas com relação às formas de contágio e uso e descarte do Equipamento de Proteção Individual com a infectologista Dra. Clarissa Guedes.

Embora nenhum caso tenha se confirmado no Brasil, a iniciativa do Hospital Unimed busca preparar seus profissionais de forma preventiva, já que, um número significativo de trabalhadores da saúde foi contaminado na Libéria, Serra Leoa e Guiné.

A Dra. Clarissa reforça que o vírus ebola não se transmite pelo ar como o vírus H1N1, causador da Gripe A, mas, pelo contato físico com secreções expelidas pelo doente.

Já existem estudos para a produção de um antiviral, a exemplo do que foi feito na prevenção da Gripe A, quando foi disponibilizado o Tamiflu. Mas, a infectologista alerta que o principal método de proteção é o traje de isolamento composto de macacão impermeável, botas e cobre-botas, máscaras e luvas, e que o uso completo do EPI é a melhor forma de evitar o contágio e a proliferação da doença.


Equipe do SOS Unimed e a infectologista Clarissa Guedes

Foto: Márcia Marinho