Voltar

Programa de Atenção Domiciliar de Gerenciamento de Condições Crônicas

Programa de Atenção Domiciliar de Gerenciamento de Condições Crônicas

Programa de Atenção Domiciliar de Gerenciamento de Condições Crônicas

O Programa de Atenção Domiciliar de Gerenciamento de Condições Crônicas consiste em orientações e educação em saúde, realizadas em domicílio, para beneficiários com plano de pré-pagamento, residente no perímetro urbano de Santa Maria.

Destinado a pacientes fragilizados em casos complexos, alto grau de severidade e com necessidades clínicas aumentadas, os acompanhamentos desenvolvem-se, exclusivamente, por orientações e educação em saúde para pacientes, familiares e/ou cuidadores, e as definições de conduta e terapêutica a serem adotadas, serão seguidas pela equipe de comum acordo com o médico assistente e a família.

Após a primeira visita de avaliação no domicílio, é realizada a reunião clínica (enfermeiro gerente de caso e médico da equipe), onde se define a severidade de cada caso, a periodicidade dos monitoramentos (monitoramento semanal, monitoramento quinzenal e monitoramento mensal) e quais os profissionais que acompanharão o paciente.

A seleção dos beneficiários é feita a partir de análises do Questionário de Avaliação das Condições de Saúde ou através de encaminhamento médico ou dos serviços da Unimed.

 

O programa é uma concessão de benefício adicional ao seu plano, sem qualquer acréscimo de valor da mensalidade.

A participação no programa é de livre adesão mediante a assinatura do Termo de Adesão e Consentimento Livre e Esclarecido entregue ao beneficiário no ato da primeira avaliação em domicílio.

 O beneficiário poderá se desligar do mesmo a qualquer momento, através da assinatura do Termo de Desligamento, ou ainda, poderá ser desligado do programa de acordo com os seguintes critérios:

  • Deixar de ser beneficiário da Unimed Santa Maria;
  • Não aderir ao programa e não aderir ao plano de cuidado proposto;
  • Deixar de residir na área de abrangência;
  • Mudança de plano,

Apresentar comportamento inadequado com a equipe do programa;

 

 

OBSERVAÇÕES:

- A concessão do benefício e das ações realizadas pela Unimed Santa Maria no Programa de Atenção Domiciliar de Gerenciamento de Condições Crônicas, sob hipótese alguma, exclui a responsabilidade do beneficiário/familiar/cuidador pelos cuidados com a sua saúde;

- Nas intercorrências clínicas, o beneficiário será encaminhado pelo seu médico assistente aos demais serviços disponibilizados pela Unimed Santa Maria, conforme contrato do seu plano;

- Sob qualquer situação, a Unimed Santa Maria não tem a obrigação de dispor de assistência da equipe multiprofissional em sua cobertura assistencial domiciliar. Estes, apenas, realizarão trabalho de orientação e educação em saúde;

- Sob qualquer situação, a Unimed Santa Maria não tem a obrigação de dispor de profissional cuidador em sua cobertura assistencial domiciliar, nem na concessão do presente programa.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR: