Nossa História

Nossa História

Em 1967, uma ideia inovadora se concretizava no país: estava sendo criada, na cidade de Santos (SP), a primeira cooperativa de assistência à saúde do Brasil – a Unimed. Durante os próximos anos, unidades foram criadas em diversos estados, inclusive no Rio Grande do Sul.

Em 13 de julho de 1972, a Sociedade de Medicina de Santa Maria e a Sociedade de Medicina do Médio Jacuí realizaram uma grande Assembléia Geral - presidida pelo Dr. Waldir Veiga Pereira - com o propósito de fundar a Unimed Santa Maria. O encontro reuniu cerca de 70 médicos da região, tendo sido, até então, a maior já realizada na cidade. Ali, a diretoria foi escolhida, tenho sido nomeado como presidente o Dr. João Eduardo Oliveira Irion, que exerceu o cargo por 17 anos.

Dois dias depois da sua fundação, a Unimed SM conquistou seu primeiro cliente: Sr. Huberto Ugalde. A adesão veio por acaso, já que, em um encontro casual, Dr. Irion contou a Ugalde sobre a Unimed e convidou-o a ser cliente da Cooperativa.

Naquela época, não existia convênio médico importante, salvo nas capitais. Assim, a Unimed SM oportunizou que a população do interior do Estado também tivesse acesso a atendimento médico de qualidade – e o que é melhor: sem ser preciso se deslocar a grandes cidades.

Por ser uma ação derivada de uma atividade pioneira, a criação das Unimeds no país só conseguiu se concretizar com a união de esforços e o constante aprendizado de seus fundadores. Nesse processo, as pessoas que estavam à frente das unidades foram as grandes responsáveis pela Cooperativa ter dado certo e ter se tornado a maior cooperativa médica do mundo.

O sucesso da Unimed SM pode ser acompanhado ao longo desses anos tanto pelo crescimento de sua estrutura física, – hospital próprio, tecnologia em equipamentos, materiais, ambulâncias – quanto pela qualificação dos médicos e colaboradores. Além do hospital e do pronto atendimento, disponibiliza serviços de Medicina Preventiva, Atendimento Domiciliar, SOS Unimed e Medicina do Trabalho.

Atualmente, a Unimed SM abrange uma área de 28 municípios na região central do Estado (veja no mapa). Com sede na cidade de Santa Maria, possui Escritórios Regionais nas cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, Jaguari, Restinga Seca, Santiago, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Pedro do Sul, São Sepé e São Vicente do Sul. Conta com 774 médicos cooperados, 90 mil clientes e 473 colaboradores.

A Unimed SM oferece planos individuais e familiares, empresariais e por adesão e de saúde ocupacional, todos com os benefícios que a estrutura Unimed oferece.

Navegue no nosso site e saiba mais sobre nossos produtos e nossa estrutura ou contate-nos.

    Dr. Irion se tornou uma pessoa renomada mundialmente quando se trata de cooperativa médica. Além de ter ajudado a fundar várias unidades da Unimed no Estado, auxiliou na formação de sistemas cooperativos de saúde em outros países, como na Colômbia, e também escreveu diversos livros sobre cooperativismo médico quando esse assunto ainda era desconhecido.