Responsabilidade Socio Ambiental

Responsabilidade Socio Ambiental

   Educação, informação, responsabilidade com o meio ambiente e preocupação com o futuro são os objetivos do projeto Renove – Conscientização e Responsabilidade Ambiental implantado na Unimed Santa Maria. O Projeto surgiu a partir da necessidade e vontade de muitos colaboradores em assumirem seu papel em prol do meio ambiente.

   O Segundo um dos coordenadores do projeto, Dr. Luiz Carlos Russi Barbosa, em um primeiro momento o Renove está sendo destinado somente aos colaboradores, mas que poderá ser expandido aos demais públicos da Unimed. “Queremos solidificá-lo bem dentro do sistema para que depois possamos abri-lo aos médicos e beneficiários da Unimed”, explica. Devido ao fato de ter surgido por uma vontade, e não por imposição, o projeto conta com a participação de 22 monitores, que são colaboradores voluntários.

   O O Renove trabalha com a filosofia dos 3 Rs (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) - dando ênfase maior aos dois primeiros. De maneira prática, o Projeto consiste no recolhimento de grampos de metal, lâmpadas fluorescentes, reocupação do papel, responsabilidade com o uso da água e da luz, além da destinação correta do lixo eletrônico e do óleo de cozinha.

   O Desde o recolhimento até a destinação, há um monitoramento constante. “Nosso compromisso não é só fazer as coisas acontecerem aqui dentro, mas também acompanhar todo o processo de maneira que se verifique que a empresa responsável pelo recolhimento o faça de maneira adequada e que a empresa que receber esse produto também dê uma destinação adequada a ele”, conclui Dr. Barbosa.


Responsabilidade ambiental também é marca da Unimed Santa Maria