Voltar

Cooperativa oferece serviço inédito para tratamento do autismo

Cooperativa oferece serviço inédito para tratamento do autismo

Cooperativa oferece serviço inédito para tratamento do autismo

28 Janeiro 2019

A Unimed Santos criou unidade exclusiva para atendimento do autismo, com abordagem multidisciplinar e plano individualizado de ensino para cada paciente.  O MultiTEA – Núcleo Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista -  está funcionando em espaço próprio, integrado ao Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), com acesso pela Rua Almeida de Moraes, 217, Vila Mathias.

Todo o esforço se volta para desenvolver no paciente a possibilidade de conquistar maior independência, ter iniciativa e desenvolver a capacidade de socialização. São oferecidos recursos para estímulo das habilidades motoras e o desenvolvimento nos aspectos sensorial, perceptivo, motor e cognitivo.

A estrutura criada, o caráter multidisciplinar e a aplicação da intervenção ABA (Análise Aplicada do Comportamento) configuram o serviço como inédito na Baixada Santista.

O tratamento envolve diferentes abordagens: Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Pedagogia. Para cada paciente é elaborado o Plano de Ensino Individualizado (PEI), a partir do qual é definido o acompanhamento exclusivo.

A estrutura física contempla oito salas e consultórios ambientados e dotados de equipamentos e materiais diversos, que permitem ao paciente desenvolver as habilidades por meio de interações prazerosas.

Benefícios para a vida

Na filosofia de trabalho que a Unimed Santos implementa, o objetivo é acolher os pacientes e suas famílias, e oferecer tratamento que traga resultados para a vida familiar, escolar e social.  

A psiquiatra Mailu Enokibara de Paula, coordenadora do MultiTEA, reforça o caráter individualizado do tratamento, pela complexidade do transtorno.  “O paciente autista está dentro de um espectro bastante complexo, por isso precisa ser tratado de forma individualizada”, enfatiza.

A psicóloga Ruiara Mendes Trindade acrescenta que a abordagem da equipe tem como foco o desenvolvimento de habilidades e comportamentos adequados, que proporcionem autonomia e aproximem o paciente do desenvolvimento infantil típico. “Desta forma, todo o tempo estaremos registrando a evolução”, explica Ruiara.

A ABA (Applied Behavior Analysis, na sigla em inglês) distingue-se pela aplicação dinâmica, com base na análise comportamental. Para planejar a intervenção, a equipe do MultiTEA abrange as atividades da criança em todos os ambientes e situações, incluindo a casa e a escola.

Equipe multidisciplinar atua de maneira integrada, sob a coordenação da psiquiatra Mailu Enokibara de Paula (quarta da esq. para a dir.)

A psicóloga Ruiara Mendes Trindade e a mãe da criança celebram mais um resultado positivo


Unimed Santos