Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental


Cuidar do meio ambiente é uma necessidade para garantir a qualidade de vida e sobrevivência do Planeta. Para enfrentar esse desafio, a Unimed Santos criou, em 2008, uma área específica para cuidar de Responsabilidade Socioambiental.

A principal meta é envolver os funcionários e parceiros para um desenvolvimento sustentável. Consumir de forma consciente e reaproveitar produtos, é uma forma de contribuir que está ao alcance de todos.

Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade

O processo de certificação do Selo Unimed de Governança e Sustentabilidade, conferido pela Unimed do brasil, tem como objetivo principal estimular o Sistema Unimed à prática da Governança Cooperativa e à gestão para a Sustentabilidade como um diferencial.

A primeira edição da certificação unificada aconteceu em 2016, seguindo o exemplo, e dando continuidade às certificações do Selo Nacional de Governança Cooperativa (lançado em 2012) e Selo Unimed de Responsabilidade Social/Sustentabilidade (lançado em 2003).

Muito mais do que um reconhecimento, o processo de certificação permite a realização de um diagnóstico da Unimed participante, possibilitando o desenvolvimento de um plano de ação rumo às melhores práticas em Governança e Sustentabilidade do mercado, na perspectiva das cooperativas médicas.

Portanto, o Selo direciona o Sistema Unimed para a melhoria contínua de sua gestão, prezando pela transparência, a conduta ética frente à crescente competitividade do mercado e às exigências dos órgãos de regulação.

Com ações de conscientização e pró-atividade, a Unimed Santos conquistou na edição 2018 o selo Prata.

 

 

Relatório de Sustentabilidade

Relatório de Sustentabilidade

Uma síntese do desempenho econômico, ambiental, social e de governança da Unimed Santos está expressa no Relatório de Sustentabilidade, que a Cooperativa lançou, reafirmando o compromisso com a transparência. A iniciativa é inédita na Unimed Santos e demonstra o esforço para divulgar e fortalecer as ações de desenvolvimento sustentável. 

“Identificamos o Relatório de Sustentabilidade como uma plataforma fundamental, pela qual organizamos e comunicamos nossos avanços e desafios, com foco nos princípios éticos que mapeiam suas ações e na responsabilidade socioambiental”, destaca Raimundo Macedo, presidente da Unimed Santos. 

Para produzir o documento, a Unimed Santos desencadeou um processo semelhante a uma auditoria interna. O documento apresenta dados quantitativos e qualitativos, gráficos, indicadores e uma série de outras demonstrações sobre o andamento da empresa. “É uma rica compilação, que nos auxilia no planejamento estratégico de ações futuras”, ressalta o presidente. 

DESAFIOS E COMPROMISSOS

A produção do Relatório de Sustentabilidade da Unimed Santos tornou-se possível depois da criação da área de Sustentabilidade, a partir do desmembramento da antiga área de Responsabilidade Socioambiental. Com o respaldo e o aval da Diretoria Executiva, a gerente executiva de Recursos Humanos, Simone Goliath promoveu a mudança, proporcionando condições para um foco específico nas questões relacionadas a ações sustentáveis.

A gerência do novo projeto é de Simone Goliath, e o analista de Sustentabilidade, Almir Nostre de Oliveira, assina a coordenação técnica. Colaboradores de várias áreas e setores da Unimed Santos colaboraram com dados, apoio técnico, monitoramento e mensuração dos indicadores.  
Para o presidente Raimundo Macedo, o desafio de elaborar o relatório demonstra o firme empenho da Diretoria para continuar melhorando sempre, redesenhando a cada dia as estratégias para enfrentar os desafios. “Sempre alicerçados nos princípios que regem o cooperativismo, pautamos nossas ações pelo empreendedorismo, porque temos responsabilidades para com nossos cooperados, clientes, funcionários e fornecedores”. 

Almir Nostre de Oliveira afirma que a produção do Relatório de Sustentabilidade foi um trabalho “árduo e desafiador”, devido à complexidade e magnitude. “O documento abrange todas as áreas da Cooperativa e representa um diagnóstico transparente para todos os públicos que a ele tiverem acesso”.

INDICADORES INTERNACIONAIS

O Relatório foi desenvolvido com base em diretrizes e indicadores da Global Reporting Initiative (GRI). “Tive que me aprofundar para conhecer melhor essas diretrizes. Uma observação importante é que a maioria das empresas contrata consultorias especializadas para confeccionarem seus relatórios. Na Unimed, encaramos o desafio de produzir por conta própria”, frisa Almir, completando: ‘Nós da Unimed Santos nos orgulhamos de trabalhar em uma empresa que tem o crescimento sustentável como compromisso. A produção do Relatório coloca-nos no patamar das melhores empresas sustentáveis do Brasil”.

Mais de 30 indicadores estão reportados no Relatório de Sustentabilidade, que apresenta, também, o Balanço Financeiro, com todas as demonstrações contábeis. Interferências cruzadas de conteúdos permitem oferecer a dimensão da interconexão entre as ações da Unimed Santos.

O Relatório permite medir desempenhos e ajuda a estabelecer novos objetivos, além de contribuir para monitorar mudanças operacionais. Mais: a partir do panorama geral das estratégias e ações adotadas, é possível priorizar as iniciativas positivas e diminuir eventuais impactos negativos ao meio social e ambiental.

Outro aspecto é que o Relatório canaliza informações capazes de melhorar os serviços oferecidos aos cooperados e clientes.