Programa de Palestras em Empresas promove conhecimento sobre saúde na AMG Brasil
Programa de Palestras em Empresas promove conhecimento sobre saúde na AMG Brasil
22 Outubro 2019
A Unimed São João del Rei leva informações às empresas, com quais possui vínculo, através do Programa de Palestras em Empresas, do Núcleo de Saúde Integral. Desta vez, a AMG Brasil recebeu nos dias 15 e 16 de outubro, durante a Semana Interna de Prevenção de Segurança no Trabalho (SIPAT), um estande e uma roda de conversa que informaram e discutiram questões sobre o câncer de mama, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e consumo de álcool e drogas.
No primeiro dia, a enfermeira Taciany de Oliveira e o médico Bruno Henrique de Castro Amato falaram sobre as IST’s, as formas de transmissão, tratamento e, principalmente, prevenção.
Apesar de algumas infecções terem possibilidade de cura, outras não têm, a exemplo do HIV e das hepatites B e C. Por isso, a prevenção é indispensável, sempre e em qualquer tipo de relação, ainda que seja estável. Com o intuito de motivar a prevenção, foram distribuídos preservativos masculino e feminino. Às mulheres, a enfermeira orientou como utilizar a camisinha desenvolvida especialmente para esse público e o que permite ter mais segurança e autonomia sobre o uso do preservativo.
A enfermeira também falou sobre a importância das mulheres se tocarem durante o autoexame, com o objetivo de perceberem alguma alteração no corpo de forma precoce. Taciany reforçou a necessidade de o público feminino fazer exames como o preventivo e a mamografia.
Danos sociais e à saúde causados pelo consumo de álcool
Já na manhã de quarta, Letícia Kelle Magalhães conversou com os colaboradores da AMG sobre o uso de álcool e drogas. Após o depoimento do colaborador Antônio José dos Anjos Souza, que sofreu, principalmente, com a dependência química, a psicóloga falou sobre os riscos do consumo de drogas e álcool à saúde e aos convívios social, profissional e familiar.
Sobre os problemas de saúde, o consumo excessivo de álcool pode causar doenças cardíaca e hepática, cirrose e câncer. Letícia argumentou que, no trabalho, o alcoolismo pode acarretar acidentes de trabalho, queda de produtividade e até o desemprego. Já na família, é comum haver conflitos e desestruturação.
A psicóloga esclareceu que problemas diversos podem levar a pessoa a consumir álcool e drogas em exagero e dar apoio, ser empático e oferecer orientação são importantes. Por isso, ela mencionou as instituições do município que prestam ajuda às pessoas que sofrem com a dependência química, alcoólica e tabagista. Além disso, reforçou que a Unimed São João del Rei disponibiliza acompanhamento e tratamento aos beneficiários que desejam abandonar esses vícios.
A enfermeira Taciany e o médico Bruno falaram sobre IST's e reforçaram a necessidade de usar preservativos durante as relações
Na roda de conversa, Letícia informou aos colaboradores da AMG os riscos e danos causados pelo consumo de drogas e álcool