Voltar

Campanha incentiva mudanças positivas dos hábitos

Campanha incentiva mudanças positivas dos hábitos

Campanha incentiva mudanças positivas dos hábitos

25 Setembro 2019

Você já mudou um hábito para ter qualidade vida? Ainda não? Quem sabe é momento de melhorar algo em sua vida? Foi com a proposta de adotar uma postura saudável que a Unimed São João del Rei lançou no dia 16 de setembro a campanha Mude1Hábito.

Os colaboradores da instituição tiveram informações e dicas para tomar decisões mais acertadas quanto a escolhas, principalmente, alimentares. Durante a palestra, a nutricionista Rayla Rufino comentou sobre os riscos das dietas consideras da moda, a relevância dos exercícios físicos, os valores nutricionais, enérgicos e calóricos dos alimentos, dentre outros assuntos. Além disso, abordou as trocas equivocadas e apresentou possibilidades de substituições inteligentes para que se tenha uma alimentação diversificada.

A nutricionista ressaltou a relevância de uma alimentação equilibrada e prazerosa, sem sofrimento. Sobre isso Rayla apontou a importância da reeducação alimentar que visa, principalmente, a melhoria da qualidade de vida.  E para ter hábitos mais saudáveis, ela sugere algumas mudanças, dentre elas, beber água, mastigar os alimentos com calma, fracionar as refeições para não ter um intervalo grande entre elas, escolher alimentos integrais, dispensar frituras e reduzir o sal e o açúcar.

Mas para que o corpo esteja são, a mente precisa estar sã, já dizia o poeta e filósofo romano, Juvenal. E até a qualidade de como e o que comemos tem forte relação com o psicológico. Foi uma das abordagens da psicóloga Letícia Kelle Magalhães que falou sobre os transtornos alimentares, da obesidade os fatores que levam ao ganho de peso.

Apesar de complementar a fala da nutricionista, a palestra de Letícia tratou não só da qualidade da alimentação, mas também de qualidade de vida. Para provocar a reflexão dos colaboradores, ela distribuiu uma “roda da vida”, no qual cada um deve graduar, de forma criativa, o nível de satisfação nos campos do lazer, financeiro, profissional, intelectual, emocional, espiritual, físico e dos relacionamentos íntimo, social e familiar.

A psicóloga deixa a mensagem de que a qualidade de vida é algo subjetivo e cada um deve avaliar o que acha importante. Letícia utilizou uma metáfora para explicar a atitude que devemos ter diante de uma escolha. Ela afirma que, no momento de decisão, temos que dar um passo para trás e refletirmos sobre o melhor caminho a seguir porque tudo que fazemos tem repercussões em nossas vidas.

Como forma de incentivo e de apresentação de alternativas saudáveis, os participantes do evento degustaram opções de lanches doces e salgados, salada de fruta, sucos naturais de fruta e água saborizada. Cada colaborador recebeu uma cartilha que traz dicas de exercícios físicos, alimentação saudável, hidratação, cuidados com a pele e saúde mental.

 As atividades tiveram o intuito de motivar os colaboradores a aderirem à campanha Mude1Hábito que ocorre em nível nacional e que visa promover o bem-estar de cooperados, colaboradores, beneficiários e da comunidade como um todo.  O evento fez parte das ações do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho, coordenado pelo setor de Gestão de Pessoas/Qualidade. Mais dicas e sugestões sobre uma vida saudável estão disponíveis no site: https://mude1habito.com.br/.

 

Qualidade de vida e transtornos alimentares foram alguns dos assuntos abordados pela psicóloga Letícia Magalhães

 

A nutricionista Rayla palestrou sobre escolhas para se ter uma alimentação saudável