Voltar

Empresas recebem palestras e serviços da Unimed São João del Rei

Empresas recebem palestras e serviços da Unimed São João del Rei

Empresas recebem palestras e serviços da Unimed São João del Rei

16 Dezembro 2019

Prevenir doenças e prejuízos à saúde é tão importante quanto tratá-las. Por essa razão, a Unimed São João del Rei realiza nas empresas, para as quais presta serviços de saúde, palestras e orientação aos colaboradores. Uma dessas ações foi realizada nos dias 9 e 10 de dezembro, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da transportadora Expresso Vera Cruz.

Um problema comum, devido ao estilo de alimentação e sedentarismo, é a diabetes que afeta mais de 11,4% das pessoas com faixa etária entre 20 e 79 anos. Esses dados foram publicados em matéria do site UOL, com base nos dados do 9º Atlas de Diabetes, produzido pela IDF (Federação Internacional de Diabetes).

Ao abordar o assunto, Rayla Rufino, nutricionista do Núcleo de Saúde Integral, falou com os colaboradores sobre a importância de consumir carboidratos na quantidade certa, uma vez que ele oferece energia. Devido à sua importância, Rayla alertou sobre dietas como a low carb, que prejudica o organismo devido à baixa oferta de energia.

Por outro lado, o excesso de carboidratos traz grandes riscos à saúde, uma vez que pode causar a diabetes. A nutricionista explica explicou que grandes quantidades de açúcar, pães e produtos processados podem predispor a pessoa à doença. Rayla alerta que é preciso mais descascar do que desembrulhar, o que significa consumir mais alimentos naturais e preparados pela própria pessoa, do que os industrializados.

Todo esse cuidado com a prevenção da doença é essencial, pois a diabetes é uma doença agressiva e deixa a pessoa mais susceptível a outros problemas de saúde. Por isso, Rayla defende que uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos são essenciais para manter a saúde em dia.

 

Prevenção e cuidados ao transportar produtos perigosos

Mesmo com todos os cuidados que a Expresso Vera Cruz adota ao transportar os ácidos clorídrico, sulfúrico e o fluorídrico (HF), é fundamental orientar os colaboradores sobre o cuidado no manuseio dessas cargas e como agir em caso de acidente.

Esse foi a abordagem da palestrada de Raimundo Aparecido da Silva, técnico de segurança do trabalho e de enfermagem do trabalho, do setor de Medicina Ocupacional. Raimundo frisou a necessidade de utilizar os equipamentos de proteção individual (EPI’s), tais como luvas, óculos e máscara. Ele alerta que esses produtos podem causar queimaduras não apenas pelo contato com a pele, mais também por meio dos vapores que eles produzem.

Nos casos de acidente, Raimundo orientou que é importante colocar a pessoa em local arejado e próximo à uma instalação de água para lavar o local adequadamente e, após esse primeiro procedimento, levar a pessoa imediatamente para o serviço médico. Ele alerta que incidentes com ácido fluorídrico exigem maior cuidado, devido ao efeito altamente corrosivo quando entra em contato com pele, por exemplo.

 Se não for retirado todo o vestígio do ácido, ele continua a corroer a parte afetada até atingir os ossos, que não são afetados por conterem cálcio. Ao final, ele passou recomendações no caso contato acidental desses ácidos com a pele, os olhos e em situações de ingestão e inalação.

 

Coleta de sangue na empresa

Aliado à prevenção, a Unimed São João del Rei se preocupa com a saúde de colaboradores das empresas que possuem vínculo com a Instituição. E uma das formas de se prevenir e permitir o tratamento correto, em caso de algum problema, é realizar os exames específicos para cada atividade.

Por isso, o Laboratório faz as coletas nessas empresas, o que facilita a realização dos exames. A última ação foi realizada, foi no Athletic Club, onde 25 jogadores tiveram o sangue coletado pela equipe do Laboratório da Unimed com o objetivo para avaliar a condição de saúde de cada um. Ainda neste ano, foram realizados coletas e exames de colaboradores da Croques, do ramo de produtos alimentícios, e no Laticínios Vitória.

 

  

A Unimed São João del Rei promove ações de prevenção e cuidados com a saúde em empresas com as quais possui vínculo