Voltar

Lembrancinhas de Natal geram resultados positivos na assistência a crianças atendidas pelo Núcleo

Lembrancinhas de Natal geram resultados positivos na assistência a crianças atendidas pelo Núcleo

Lembrancinhas de Natal geram resultados positivos na assistência a crianças atendidas pelo Núcleo

27 Dezembro 2019

Um simples presente dado às crianças que são acompanhadas pelo Núcleo de Saúde Integral tem um resultado inesperado para a equipe. Como forma de agraciar as crianças no Natal, foram distribuídos óculos de formatos e cores diferentes. Ao todo, aproximadamente 100 crianças ganharam o brinquedo e demonstraram carinho, alegria e tiveram reações que revelaram um propósito terapêutico, não previsto incialmente pela ação. 

A fonoaudióloga Raphaela Coure de Santana Ribeiro relata um atendimento emocionante, no qual uma criança autista, que não fazia contato visual e se expressava apenas através do choro, após ganhar o presente, conseguiu fazer contato visual mais prolongado e imitar a onomatopeia que ela motivou a criança a reproduzir durante a consulta. O mais comovente foi o fato de a mãe compartilhar que a criança, ao ver um velotrol em uma loja, fez o mesmo som, que lembra aquele produzido por um motor.

As mães, que acompanharam as crianças, se emocionaram a ver os filhos aceitarem usar o brinquedo, porque, em alguns casos, é uma situação atípica, por ser um objeto novo que foge à rotina da criança. 

A nutricionista Rayla Rufino destaca que a ação teve um retorno positivo, uma vez que as crianças tiveram a sensação de acolhimento e esse vínculo é necessário para o sucesso tratamento, principalmente quando acontece de forma mais espontânea. 
Nos atendimentos de psicologia, Sanny Rhemann Baeta Melo destacou a relevância da iniciativa para estabelecer um vínculo afetivo. Ela cita o exemplo de uma criança que, ao receber o brinquedo, demonstrou satisfação e ficou menos tímido, mas brincalhão e comunicativo.

A psicóloga Letícia Magalhães defende que o ambiente lúdico favorece a criação de vínculos e gera alegria e satisfação na criança, o que fomentará uma lembrança favorável sobre o atendimento. “Essa memória positiva é parte importante para a manutenção da confiança e da boa vontade das crianças para com os processos de terapias oferecidos no Núcleo de Saúde Integral.”