Voltar

Programa de Palestras em Empresas promove conhecimento sobre saúde na AMG Brasil

Programa de Palestras em Empresas promove conhecimento sobre saúde na AMG Brasil

Programa de Palestras em Empresas promove conhecimento sobre saúde na AMG Brasil

22 Outubro 2019

A Unimed São João del Rei leva informações às empresas, com quais possui vínculo, através do Programa de Palestras em Empresas, do Núcleo de Saúde Integral. Desta vez, a AMG Brasil recebeu nos dias 15 e 16 de outubro, durante a Semana Interna de Prevenção de Segurança no Trabalho (SIPAT), um estande e uma roda de conversa que informaram e discutiram questões sobre o câncer de mama, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e consumo de álcool e drogas.

No primeiro dia, a enfermeira Taciany de Oliveira e o médico Bruno Henrique de Castro Amato falaram sobre as IST’s, as formas de transmissão, tratamento e, principalmente, prevenção.

Apesar de algumas infecções terem possibilidade de cura, outras não têm, a exemplo do HIV e das hepatites B e C. Por isso, a prevenção é indispensável, sempre e em qualquer tipo de relação, ainda que seja estável. Com o intuito de motivar a prevenção, foram distribuídos preservativos masculino e feminino. Às mulheres, a enfermeira orientou como utilizar a camisinha desenvolvida especialmente para esse público e o que permite ter mais segurança e autonomia sobre o uso do preservativo.

A enfermeira também falou sobre a importância das mulheres se tocarem durante o autoexame, com o objetivo de perceberem alguma alteração no corpo de forma precoce. Taciany reforçou a necessidade de o público feminino fazer exames como o preventivo e a mamografia.

 

Danos sociais e à saúde causados pelo consumo de álcool

Já na manhã de quarta, Letícia Kelle Magalhães conversou com os colaboradores da AMG sobre o uso de álcool e drogas. Após o depoimento do colaborador Antônio José dos Anjos Souza, que sofreu, principalmente, com a dependência química, a psicóloga falou sobre os riscos do consumo de drogas e álcool à saúde e aos convívios social, profissional e familiar.

Sobre os problemas de saúde, o consumo excessivo de álcool pode causar doenças cardíaca e hepática, cirrose e câncer. Letícia argumentou que, no trabalho, o alcoolismo pode acarretar acidentes de trabalho, queda de produtividade e até o desemprego. Já na família, é comum haver conflitos e desestruturação.

 A psicóloga esclareceu que problemas diversos podem levar a pessoa a consumir álcool e drogas em exagero e dar apoio, ser empático e oferecer orientação são importantes. Por isso, ela mencionou as instituições do município que prestam ajuda às pessoas que sofrem com a dependência química, alcoólica e tabagista. Além disso, reforçou que a Unimed São João del Rei disponibiliza acompanhamento e tratamento aos beneficiários que desejam abandonar esses vícios.

 

A enfermeira Taciany e o médico Bruno falaram sobre IST's e reforçaram a necessidade de usar preservativos durante as relações

 

Na roda de conversa, Letícia informou aos colaboradores da AMG os riscos e danos causados pelo consumo de drogas e álcool