Voltar

Projeto Saúde da Mulher realiza palestra sobre “Empoderamento Feminino”

Projeto Saúde da Mulher realiza palestra sobre “Empoderamento Feminino”

Projeto Saúde da Mulher realiza palestra sobre “Empoderamento Feminino”

19 Novembro 2019

Para reforçar a necessidade dos cuidados com a saúde feminina, as ações do Projeto Saúde da Mulher se estenderam até o 1º de novembro, com a palestra da psicóloga Thaísa Borges Gomes, que apresentou o tema “Empoderamento Feminino”. A iniciativa é parte da campanha do Outubro Rosa da Unimed São João del-Rei. 

O evento, organizado pelo Núcleo de Saúde Integral, reuniu as colaboradoras no anfiteatro da Instituição para apresentar e discutir a luta da mulher por reconhecimento e respeito em diversos âmbitos, seja social, no trabalho e/ou familiar. 

A psicóloga que é mestra em psicologia social e supervisora do estágio “Gênero, diversidade e direitos humanos – acolhimento de mulheres em situação de violência encaminhadas pela Delegacia de Mulheres”, falou dos diferentes espaços de lutas políticas e conquistas que vieram ao longo dos anos. 

Thaísa apontou as diversas situações em que a mulher é violentada e se agride para seguir padrões propostos pela sociedade. Ela argumenta que, se antes a mulher estava vinculada à ideia de pessoa dedicada aos cuidados do lar, dos filhos e do marido, hoje reina o modelo da “supermulher” que consegue conciliar trabalho, vida pessoal e matrimonial, aos cuidados doméstico e materno.  Neste contexto, o feminismo deve ser compreendido sob a ótica da liberdade sem amarras com os padrões, assim como adverte a psicóloga. 

Acerca da saúde e da integridade, não apenas física, mas também mental, Thaísa falou da necessidade de denunciar as várias formas de violência, inclusive o estupro nos casamentos. É preciso que haja mudanças nas políticas públicas para garantir maior segurança das mulheres e reforça que a busca pelo corpo perfeito é adoecedor e perigoso, defendeu a palestrante. 

 

A palestra de Thaísa foi direcionada às colaboradoras da Unimed São João del Rei