Voltar

Núcleo de Saúde Integral desenvolve programa de palestras em mineradora

Núcleo de Saúde Integral desenvolve programa de palestras em mineradora

Colaboradores da empresa do ramo de mineração participam de atividades que visam melhoria a qualidade de vida

Núcleo de Saúde Integral desenvolve programa de palestras em mineradora

Colaboradores da empresa do ramo de mineração participam de atividades que visam melhoria a qualidade de vida

30 Setembro 2019

Prevenir e cuidar são propostas do Núcleo de Saúde Integral que, dentre outras atividades, leva informações sobre saúde a diversos públicos, a exemplo do programa de Palestras em Empresas vinculadas à Unimed São João del Rei. O programa desenvolveu ações de promoção de saúde, entre os dias 23 e 27 de setembro, na Mineração Jundu, durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPATMIN). 

A abertura foi na última segunda e teve a presença da assistente social, Marise Marques, e palestra da enfermeira Christiane Ribeiro Fernandes que falou sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Durante sua apresentação, enfatizou os sintomas, formas de contaminação e, principalmente, a necessidade de prevenção dessas doenças.  Por fim, a enfermeira sugeriu a intervenção comportamental que se baseia na tríade composta pelo incentivo ao uso de preservativo, orientação sobre prevenção e encorajamento da realização de testes e exames para detecção de vírus ainda na fase inicial.

A nutricionista Rayla Reis Rufino falou sobre “O alimento bem mais que calorias” e, em consonância à campanha Mude1Hábito, do Sistema Unimed, ela propôs mudanças simples que podem melhorar a saúde.  Rayla apontou os riscos dos alimentos processados e ultraprocessados e o efeito maléfico que eles têm sobre o organismo. Ao final, um debate permitiu que os colaboradores da Jundu esclarecessem dúvidas sobre alimentação.

E para refletir sobre “Qualidade de vida”, a psicóloga Letícia Kelle Magalhães apresentou os conceitos, mensuração das informações que avaliam essa variável e como garantir a qualidade de vida. Dentre as dicas, estão a adoção de hábitos saudáveis, cuidados com o corpo, alimentação equilibrada e relacionamentos saudáveis. 

E para fechar o ciclo de palestras da SIPATMIN, o fisioterapeuta Alessandro Santos, abordou o tema “Ginástica Laboral”. A finalidade foi levar informações sobre exercícios que melhoram a saúde e previnem doenças comuns no ambiente de trabalho devido à má postura e ao esforço repetitivo.

 

Christiane, enfermeira da Unimed São João del Rei, abriu o ciclo de palestras ao falar sobre DST/Aids

 

Hábitos alimentares saudáveis foram enfatizados na fala da nutricionista Rayla

 

Na quarta-feira, a psicóloga Letícia falou da qualidade de vida e como conquistá-la

 

A palestra do fisioterapeuta Alessandro sobre "Ginástica Laboral" encerrou a semana de atividades na mineradora