Os paradigmas de assistência à saúde estão em nova e palpitante fase: a mudança do modelo curativista e hospitalocêntrico para a promoção da saúde e a prevenção de doenças.

O setor da saúde, como um todo, olha para o futuro vislumbrando uma vida com melhor qualidade e maior longevidade para todos. A adequação a estes novos desafios será o grande diferencial de todos que, direta ou indiretamente, estão ligados à assistência à saúde.

A Unimed São João del-Rei, desde 2001, já ciente de seu papel como promotora da saúde das pessoas, criou o seu Núcleo de Saúde Integral, integrando a atenção personalizada aos seus clientes com a nova modalidade de assistência no gerenciamento de doenças crônicas e de casos.

Aliado a isto, vem desenvolvendo um profundo trabalho na promoção da saúde, através de atividades socioeducativas, grupos de gestantes, oficinas de técnicas e terapias ocupacionais, educação em puericultura, atividades físicas supervisionadas, entre outras.

 

Atenção à saúde do adulto e do idoso: o "Programa de Gerenciamento de Casos Especiais" realiza ações monitorando beneficiários portadores de doenças crônicas com impossibilidade funcional de acesso à rede e que demande orientações ou cuidados de terceiros.  

 

Atenção à gestante: com periodicidade bimestral, o "Curso de Gestantes" é aberto para gestantes e acompanhantes beneficiários da Unimed (com cota de 30% das vagas abertas à comunidade), visando a educação para a saúde da gestante e do bebê.

 

Atenção ao tabagista: em 25 anos, a porcentagem de fumantes diários no Brasil caiu 50% entre homens e mulheres. Apesar da queda considerável, o cigarro ainda ocupa uma posição preocupante entre nós, brasileiros. Pensando no bem-estar e na saúde dos seus beneficiários, desenvolvemos o “Grupo de Cessação de Tabagismo”. Com uma equipe composta por médico, psicólogo e serviço social e tendo apoio de nutricionista, fonoaudiólogo e profissionais da enfermagem, o grupo tem atividades voltadas para os interessados em largar o cigarro e conquistar uma melhor qualidade de vida. Tem duração de seis semanas e a participação é sem custo adicional no plano de saúde.

 

Atenção à saúde do coração infantil: sabemos que a prevenção deve ser feita na infância para melhorar a qualidade de vida das pessoas na idade adulta. O grupo "Coraçãozinho Saudável" tem objetivo de promover mudanças no estilo de vida das crianças de maneira leve e educativa - integrando pais, filhos e equipe multidisciplinar do Núcleo de Saúde Integral da Unimed. Ele é gratuito para os beneficiários de São João del-Rei e está disponível para crianças com sobrepeso, obesidade ou alterações nos níveis de colesterol, entre 6 e 12 anos de idade.