Voltar

Doença de Alzheimer: Conheça um pouco mais sobre ela

Doença de Alzheimer: Conheça um pouco mais sobre ela

Doença de Alzheimer: Conheça um pouco mais sobre ela

Alzheimer é uma doença demencial degenerativa do encéfalo. Ela causa uma perda progressiva das capacidades neurológicas adquiridas do paciente de forma crônica e progressiva. Sua maior incidência se dá, geralmente, na faixa etária a partir dos 60 anos.

Os sintomas mais comuns são perda da memória recente, alteração da fala (a pessoa não encontra a palavra ou então confunde o assunto), desorientação no tempo e espaço, dificuldade em reconhecer pessoas de seu convívio, mudança de comportamento (marcada pela agressividade ou desconfiança).

Como o Alzheimer é degenerativo, a causa é multifatorial, ou seja, origina0se de uma combinação de tendência genética à doença, com um padrão alimentar, comportamental e de hábitos de uma vida que favorecem o seu aparecimento. Não existe cura para a doença. O ideal é que ela seja diagnosticada na fase inicial, para que sua evolução seja controlada e a resposta ao medicamento mais satisfatória.

O tratamento inclui administração de medicamentos para retardar a evolução, medicamentos para tratar sintomas como agitação, insônia, etc. e acompanhamento com terapeuta ocupacional , fisioterapeuta e fonoaudiólogo, além da equipe de enfermagem, se houver necessidade.


Simone Carrada Antunes

Fonte: Revista Hospital Vale do Caí Ano 1 Nº 1 -Março 2010