Atenção à Saúde

Conheça os nossos programas e serviços de Medicina Preventiva

Atenção à Saúde

Conheça os nossos programas e serviços de Medicina Preventiva

 

 

CARTILHAS DE SAÚDE

 

 

DESCONTOS PARA VACINAS

 

ESPAÇO VIVER BEM

Cliente Unimed, você tem à sua disposição uma estrutura sem igual na região, que oferece acompanhamento integral à saúde em só único local, com recursos terapêuticos para prevenção, tratamento, monitoramento e reabilitação, com uma ampla oferta de horários para sua maior comodidade. Confira!

Rua, Noraldino Lima, 35 Vila Dalva - Fone: 3531-3383

 

Clique no ícone para realizar um tour virtual no Espaço Viver Bem

 

UNIBABY

Este programa tem como objetivo oferecer às beneficiárias e seus familiares, no conforto e comodidade de seu lar, uma visita para receber apoio, orientações e informações para que possam cuidar de seu bebê recém-nascido com tranquilidade e segurança. 

São oferecidas visitas, após o regresso da família para sua casa e telemonitoramento no 4.º mês de vida do bebê, momento em que a mãe prepara para retomar suas atividades laborais.

 

OFICINA PARA GESTANTES

Esta ação tem por objetivo oferecer aulas práticas às beneficiárias e seus familiares, assim como orientações para que possam cuidar de seu bebê recém-nascido com tranquilidade e segurança, onde são abordados assuntos como: cuidados com o bebê, amamentação, shantala e ofurô. As oficinas são realizadas mensalmente no Espaço Viver Bem Unimed.

 

ATIVIDADE FÍSICA PARA GESTANTES

Está ação tem o objetivo de oferecer às beneficiárias uma atividade semanal, sendo conduzida por profissional qualificado, com exercícios para ajudar na disposição da gestante, atuando tanto no controle do peso como na prevenção de doenças e no parto.

As atividades acontecem toda quarta feira das 19:00 às 20:00 horas no Espaço Viver Bem Unimed. É necessário atestado médico liberando a beneficiária.

 

CURSO PARA GESTANTES

O cuidado especial com o pré-natal e o período após o parto (puerpério) com qualidade é fundamental para a saúde materna e da criança.  Pensando nisso, o Programa Viver Bem, disponibiliza gratuitamente a você, futura mamãe o Curso de Gestantes.

O Curso de Gestantes tem como objetivo oferecer à mamãe e familiares informações seguras e precisas sobre este período tão delicado e especial de forma que a gravidez seja tranquila e bem orientada, um pós-parto adequado e que as mamães possam cuidar de seu bebê recém-nascido com facilidade e tranquilidade.

O curso é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar, composta por: enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, médico pediatra e obstetra.

O curso acontece semestralmente, com dois dias de duração.

 

ATENÇÃO À SAÚDE

 

ACOMPANHAMENTO DE CRÔNICOS

O programa Acompanhamento de Crônicos foi desenvolvido para atender aos beneficiários portadores de doenças crônicas (sem limitações funcionais), envolvendo ações de promoção e prevenção à saúde e ao tratamento de doenças e de redução de fatores de risco.

O objetivo do programa é acompanhar os fatores de risco e a evolução clínica dos beneficiários portadores de doenças crônicas, buscando controlar a doença e minimizar complicações para evitar, assim, desfechos graves.

Atividades disponíveis: avaliação individual de enfermagem; avaliação individual de nutrição; 

  • Atividade física: Prática de atividade física orientada e acompanhada pela educadora física disponibilizada uma vez por semana. A participação no Grupo de Atividade Física está vinculada à liberação do médico assistente do paciente por meio de atestado.
  • Grupo de estimulação cognitiva/Musicoterapia: Têm por objetivo estimular a capacidade cognitiva produtiva/funcional bem como o auto cuidado, criatividade e socialização, disponibilizado uma vez por semana.
  • Atividades Educativas: O programa conta palestras e/ou oficinas educativas que acontecem trimestralmente.
  • Glicemia de jejum: os participantes contam com avaliações periódicas.

Público alvo

O público-alvo do programa Acompanhamento de Crônicos são os beneficiários Unimed São Sebastião do Paraíso, portadores de doenças crônicas, dentre elas:

  • Hipertensão arterial;
  • Diabetes mellitus;
  • Insuficiência cardíaca e coronariana.

 

PROGRAMA IDOSO BEM CUIDADO

O Programa de Atenção à Saúde do Idoso visa desenvolver ações mais assertivas às necessidades dos beneficiários idosos no que diz respeito à promoção da saúde, prevenção e gerenciamento de fatores de risco e doenças crônicas, além da manutenção da capacidade funcional e da autonomia.

O objetivo do Programa é oferecer ações que estimulem o autocuidado e a interdisciplinaridade, com o intuito de promover o bem-estar e a qualidade de vida do idoso. 

Público Alvo

O público-alvo para o Programa de Atenção à Saúde do Idoso constitui-se de beneficiários Unimed, com idade a partir de 60 anos.

Atividades disponíveis: avaliação individual da enfermagem; avaliação individual com médica geriatra.

  • Atividade física: Prática de atividade física orientada e acompanhada pela educadora física disponibilizada duas vezes por semana. Vale ressaltar a participação no Grupo de Atividade Física está vinculada à liberação do médico assistente do paciente por meio de atestado.

Oficina da memória: Tem por objetivo melhorar a memória e estimular o idoso principalmente socialmente para melhorar sua saúde mental, por meio de aulas expositivas precedidas por exercícios e dinâmicas de grupo. Os encontros acontecem nas sextas feiras às 9 horas no Espaço Viver Bem.

Público-alvo:  idosos com queixas de memória e atenção.

  • Grupo de Convivência: Tem por objetivo possibilitar aos idosos que participam do grupo de convivência, melhoria física e mental, inserindo-os em atividades que aumentam as formas de interação, inclusão social, sendo uma maneira de resgatar a autonomia, de viver com dignidade em um âmbito de ser e estar saudável. Dentre as atividades desenvolvidas incluem: pintura, bordado, crochê, entre outras.  Os encontros acontecem nas quartas feiras às 15 horas no Espaço Viver Bem.

Público-alvo: Idosos com pouca interação familiar e/ou social.

  • Grupo de dança: Tem por objetivo promover o bem-estar físico e social, amenizar os traumas do envelhecer, proporcionar uma melhor qualidade de vida, tornando-os mais alegres, mais ativos na comunidade e em casa superando assim seus limites e se entregando de corpo e alma à dança. O grupo de dança acontece toda quinta feira às 16 horas no Espaço Viver Bem Unimed.

Público-alvo: Idosos sem comprometimento funcional.

 

AÇÕES

 

ATIVIDADES EDUCATIVAS NAS EMPRESAS

A Unimed de São Sebastião do Paraíso, disponibiliza gratuitamente, às suas empresas contratantes, atividades educativas/palestras com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.

Para solicitar uma atividade educativa/palestra, é necessária uma solicitação formal por e-mail (relacionamento@unimedssp.coop.br), com antecedência de 30 (trinta) dias, contendo os seguintes dados:


•    Tema escolhido

•    Dia e horário da palestra

•    Número de participantes

•    Contato da empresa | telefone | e-mail para retorno

•    Recursos audiovisuais disponíveis

 

Para se inscrever em um dos programas ou se informar sobre as atividades, entre em contato pelo telefone: (35) 3531-3383

ou mande um e-mail para: medicinapreventiva02@unimedssp.coop.br


Edson Paschoini