Prêmio Djalma Chastinet Contreiras

O Prêmio Djalma Chastinet Contreiras é conferido às Unimeds que obtiverem a melhor pontuação por porte (pequeno, médio e grande) e a Federação melhor pontuada, em cada edição de certificação do Selo.

 

 

Quem foi Djalma Chastinet Contreiras?

Djalma Chastinet Contreiras dedicou sua vida às causas vinculadas à saúde, ao bem-estar social e à classe médica. Mergulhou na teoria cooperativista empolgando-se com as suas possibilidades: “é possível respeitar as individualidades e privilegiar a força do grupo ao buscar ideias comuns”.

A cooperativa médica do Estado da Guanabara, atualmente chamada de Unimed Rio, foi fundada em 1971 por Chastinet e outros 26 profissionais e amigos. A Unimed cresceu sob a sua tutela e olhar visionário. Assim, seu nome suplantou divisas, o que o fez pilar de várias outras cooperativas. Chastinet tornou-se membro da Comissão de Cooperativismo de Trabalho e da Organização das Cooperativas Brasileiras, além de membro efetivo do Conselho Nacional de Cooperativismo.

Sua liderança e força em prol da filosofia cooperativista impulsionaram a implantação de diversas cooperativas de trabalho no Brasil. E como reconhecimento recebeu o título de Cooperativista Emérito e de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro, além de alcançar várias outras conquistas ao longo da sua vida.

DÚVIDAS OU INFORMAÇÕES: sustentabilidade@unimed.coop.br