PROJETO ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS

PROJETO ALFABETIZAÇÃO PARA ADULTOS

24 Novembro 2009

PRÓ-CID / Construindo Cidadania

Área de Atuação: Educação, Cultura e Lazer.
Público: Comunidade.
Grupo Objetivo: Adultos acima de 40 anos Analfabetos ou semi-alfabetizados, que residem em comunidade em situação de vulnerabilidade social.
Número de pessoas beneficiadas anualmente: 10 a 14 pessoas.
Periodicidade: Duas vezes por semana – Duração: 09 meses p/ Módulo.

O objetivo deste projeto é possibilitar aos cidadãos que residem em comunidade em situação de vulnerabilidade social, o exercício constituído de sua cidadania, despertando com as técnicas elementares de ler e escrever a sua curiosidade intelectual, favorecendo a sua capacidade em integrar-se dentro do seu contexto com uma postura mais crítica e atuante.

As aulas foram realizadas no bairro Meudon em parceria com a Fundação Bebidas Comary e Creche Lar Vovô Miguel e onde era cedida uma sala de aula para o desenvolvimento do projeto.

O Projeto possui professor capacitado, os alunos recebem material didático, lanche e com a proposta de promover a inclusão social destes cidadãos, são promovidas ainda palestras sócio educativas - a partir de temas previamente selecionados pelos alunos, como por exemplo, prevenção à saúde, legislação trabalhista, nutrição, etc., e atividades culturais em parceria com o SESC Teresópolis, onde oportunizamos aos alunos assistir a peças de teatro e outras programações, levando aos mesmos, cultura, lazer e informação, como complementação no processo educacional.
















“Literatura em Movimento”






O Projeto “Literatura em Movimento”, é uma parceria da Unimed Teresópolis com o SESC, que tem como objetivo estimular o hábito da leitura, proporcionando conhecimento e cultura aos colaboradores

São disponibilizados em torno de 24 títulos da literatura nacional e internacional, que ficam expostos em uma bolsa estande. O empréstimo é de 30 dias e a renovação é feita após a devolução de todos os livros.

A prática da leitura, além de prazerosa, possibilita novas experiências portanto, acreditamos que viabilizando o acesso aos livros através deste projeto, os colaboradores
têm a oportunidade de crescimento e conhecimento crítico, ampliando a sua visão de mundo e passando a respeitar e valorizar ainda mais a leitura.