Voltar

Proteja-se das doenças do outono e inverno

Proteja-se das doenças do outono e inverno

A temperatura mais amena do outono favorece o aumento de algumas doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas. Saiba como evitá-las!

Proteja-se das doenças do outono e inverno

18 Maio 2018

 

 

O inverno terá início em 21 de junho, mas o outono já trouxe queda de temperatura em muitas cidades, especialmente no Sul e Sudeste do Brasil. Com a chegada dessas estações, há também um aumento nos casos de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas. 

A baixa umidade, ar frio, contato com ácaros de roupas guardadas, ambientes fechados e ventilação reduzida facilitam a transmissão de vírus, bacilos e fungos, agentes causadores das doenças típicas da estação. Gripe, rinite, resfriado são alguns exemplos. Saiba mais sobre elas e como se prevenir.

 

 

 

GRIPE (influenza)

A transmissão do vírus influenza ocorre por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados. A gripe, entre outros sintomas, pode causar febre, tosse, dor na garganta, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações,  

 

 

Campanha de vacinação 2018

A vacina contra o vírus influenza é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas do grupo prioritário – crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores da área da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas a partir de 60 anos, gestantes ou com até 45 dias após o parto, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis também deverão se vacinar, mas caso não tenham cadastro no SUS terão de apresentar prescrição médica.

A campanha de vacinação da gripe para 2018, do Ministério da Saúde, irá proteger contra três tipos de vírus, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS): H1N1, H3N2 e influenza B/ Phuket. Já a opção quadrivalente, disponível apenas em clínicas particulares, deverá conter um vírus similar ao da influenza B/Brisbane, além dos três tipos de cepas citados anteriormente.

As vacinas autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso no Brasil são: 

• Fluarix Tetra - GlaxoSmithKline Brasil Ltda

• Fluquadri - Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda

• Influvac - Abbott Laboratórios do Brasil Ltda

• Vacina influenza trivalente (fragmentada e inativada) - Instituto Butantan 

• Vacina influenza (inativada, subunitária, adjuvada) e Vacina Influenza Trivalente (subunitária, inativada) - Medstar Importação e Exportação Ltda 

• Vaxigrip - Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda

 

 

RESFRIADO 

O resfriado