Assistência Farmacêutica

Assistência Farmacêutica

Segundo a OPAS (ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE) e a OMS (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE), assistência Farmacêutica é o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando o acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação, aquisição, distribuição, dispensação, garantia da qualidade dos produtos e serviços, acompanhamento e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população.

 

Atenção Farmacêutica e farmácia Clínica: Vale salientar  também a importância da atenção farmacêutica e da  farmácia clínica no qual o farmacêutico acompanha o paciente no uso de suas medicações promovendo a adesão ao tratamento e a detecção de problemas relacionados aos medicamentos (reações Adversas), acarretando assim, mais segurança e qualidade de vida ao paciente que fazem uso de medicamentos. Entre esses pacientes têm-se como foco principal os idosos. 

 

Estima-se que o Brasil será no final do primeiro quarto do século(2025), a sexta nação com maior número de idosos em todo mundo, ou seja, terá aproximadamente 32 milhões de pessoas com 60 ou mais anos de idade. As doenças crônicas e patologias degenerativas decorrentes do envelhecimento levam a uma maior demanda por medicamentos. A importância da Atenção Farmacêutica em pacientes idosos ocorre pelo grande aumento desta população e pelo consequente impacto causado nos serviços de saúde.

 

Medicamento é algo extremamente sério e exige diversos cuidados que vão da compra à ingestão. Pensando em você, a Unimed Sobral separou algumas dicas importantes para lhe auxiliar e orientar.

Clique aqui e confira a cartilha