Diversas dúvidas surgem na hora de realizarmos exames laboratoriais. Abaixo segue algumas respostas:

A prática de atividade física altera os resultados de exames?

Aos atletas e desportistas, é recomendado avisar ao laboratório sobre o hábito de se exercitar. A prática de atividades físicas gera a queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).

O laboratório precisa ser informado sobre a rotina de exercícios para considerar possíveis alterações dessas substâncias.

Devo continuar utilizando os medicamentos habituais antes do exame?

Sim, somente seu médico deve interferir no uso de sua medicação, nunca interrompa sem orientação médica, sua rotina antes dos exames deve ser a de costume habitual. Informe ao profissional de coleta sobre qualquer medicação ou tratamento que estiver realizando. Sugerimos que consulte seu médico em caso de dúvidas.

Fazer exame no período menstrual interfere nos resultados?

Durante o período menstrual, as dosagens hormonais são alteradas, especialmente os hormônios sexuais. Mas isso não impede a realização dos exames, uma vez que os resultados serão interpretados por especialistas, como um clínico geral, endocrinologista ou ginecologista.

No caso da urina, o ideal é fazer fora do período menstrual devido a presença de hemoglobinas (sangue).

Em casos urgentes, como suspeita de infecção, o recomendável é realizar a higiene apenas com água e sabão para evitar que o sangue menstrual se junte a urina.

Posso fazer uso de bebida alcoólica antes de fazer exames de sangue?

Não, pois o álcool pode alterar os resultados dos exames, especialmente o de triglicérides. Uma dose de uísque, uma cerveja ou um copo de vinho na véspera é suficiente para elevar os seus níveis, falseando os resultados. Por isso, o ideal é, antes do exame, ficar três dias sem ingerir qualquer bebida alcoólica.

Importante: o álcool também altera o colesterol.