Voltar

Balanço das Ações do Núcleo Feminino da Unimed

Balanço das Ações do Núcleo Feminino da Unimed

Balanço das Ações do Núcleo Feminino da Unimed

18 Dezembro 2017

 

Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul apresenta balanço de suas ações sociais

 

Durante o ano de 2017, exercício social do grupo beneficiou desde crianças até a terceira idade e envolveu a população do sul do Estado

O Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba fez um balanço das suas atividades no ano de 2017. O grupo promove ações para fortalecer o cooperativismo e fomentar o bem-estar social na região no sul do Espírito Santo. Dentre os principais trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo Feminino está o projeto Vi Ver Unimed, que oferece às escolas públicas de Cachoeiro de Itapemirim e região a possibilidade de detectar e solucionar problemas visuais de seus alunos.

Para isso, o projeto, em parceria com médicos oftalmologistas, qualifica professores da rede municipal de ensino para aplicarem o teste de acuidade visual nos alunos, avaliando a habilidade de cada um em enxergar com nitidez. Os estudantes identificados com alguma dificuldade para enxergar corretamente são encaminhados para exame clínico com oftalmologistas cooperados à Unimed Sul e os que apresentam a necessidade do uso de óculos recebem o item gratuitamente.

Os óculos são comprados com o valor arrecadado em Brechós Solidários promovidos pelo Núcleo Feminino, que, em 2017, angariou cerca de R$ 25.900,00. O valor beneficiou 68 estudantes de três escolas municipais: Florisbelo Neves e Gércia Ferreira Guimarães, em Cachoeiro, e José Marcelino, de Marataízes. A diretora da instituição de Marataízes, Claudete Nunes, destacou a reação positiva dos pais e das crianças ao terem todos os modelos de óculos disponíveis para sua escolha.

Durante o ano, o Núcleo Feminino ainda atuou em parceria com a Coordenação de Educação Inclusiva e do Direito à Diversidade da Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro, que, ao identificar alguma criança com dificuldade visual, contou com o auxílio do grupo para realizar o diagnóstico nos alunos e a doação de 13 óculos em 2017.

 

Doações também foram para a terceira idade

Além das doações de óculos para estudantes, o Núcleo Feminino da Unimed Sul Capixaba beneficiou, no mês de agosto, cerca de 120 idosos assistidos por duas casas de repouso de Cachoeiro de Itapemirim. O Lar de Idosos Adelson Rebello Moreira, do distrito Monte Líbano, recebeu um cheque no valor de R$ 8.500,00 para ser utilizado no tratamento odontológico dos idosos. A outra instituição beneficiada foi o Asilo João XXIII, situado no bairro Aquidaban, que recebeu a doação de fraldas geriátricas e leite.

 

Reconhecimento

O trabalho social desenvolvido pelo Núcleo Feminino Cooperativista também foi reconhecido durante o ano de 2017. No mês de março, a diretora de Provimento em Saúde da Unimed Sul Capixaba e coordenadora do Núcleo Feminino, Dra. Fabíola de Freitas Moraes, foi homenageada com o título de Mulher Cachoeirense. Em junho, foi a vez da médica receber a Comenda Rubem Braga – honraria atribuída a figuras públicas e personalidades que tenham contribuído com o desenvolvimento sócio-econômico-cultural de Cachoeiro de Itapemirim.

“Tivemos um ano de 2017 muito positivo. O engajamento dos parceiros, das voluntárias e dos demais colaboradores e cooperados da Unimed Sul foram fundamentais para que o Núcleo Feminino pudesse prosseguir com seu trabalho. Ao longo de 2018, nosso objetivo é manter e possivelmente ampliar essas ações”, concluiu Dra. Fabíola de Freitas Moraes.

 

Multirão de exames oftalmológicos

 

Entrega de óculos em Cachoeiro de Itapemirim

 

Entrega de óculos em Marataizes