Voltar

Cooperativa é uma das 20 instituições selecionada para projeto da ANS

Cooperativa é uma das 20 instituições selecionada para projeto da ANS

Cooperativa é uma das 20 instituições selecionada para projeto da ANS

21 Outubro 2020

A Unimed Sul Capixaba foi uma das 20 operadoras de planos de saúde no País selecionadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para participar do Projeto Cuidado Integral à Saúde. A iniciativa faz parte do Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde (PCBP) e é uma fase preparatória para a solicitação da certificação em Atenção Primária à Saúde (APS).

Uma parceria da ANS com o Institute for HealthCare Improvement (IHI), a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade – SBMFC e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz – HAOC, o Projeto Cuidado Integral à Saúde terá duração de 36 meses e tem como objetivo acompanhar e consolidar as experiências de operadoras que estejam implementando ou já implementaram um modelo de Atenção Primária à Saúde. Entre as instituições aprovadas, só duas são do Espírito Santo, e a Unimed Sul Capixaba é uma delas.

“A ideia é compartilhar experiências e verificar os pontos de melhoria em relação à atenção primária na Saúde Suplementar. Julgamos que este projeto irá aprimorar os nossos serviços quanto à verificação do cumprimento dos quesitos necessários e imprescindíveis para fazer uma atenção primária de excelência”, afirma a médica da Família e coordenadora da Assistência Integral à Saúde da Unimed Sul Capixaba, Juliana Nogueira.

A médica destaca que premissas como acesso, longitudinalidade, coordenação de cuidado, integralidade e empoderamento do paciente para o cuidado de sua própria saúde são alguns dos princípios considerados neste modelo de atendimento. “Ter a certificação de uma agência reguladora será importante para o serviço e para assegurar ao nosso cliente o atendimento às premissas em relação à atenção primária”, acrescenta.

Na Unimed Sul Capixaba, a Atenção Primária à Saúde é coordenada pela área médica e tem o apoio de uma equipe multidisciplinar, compreendendo médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. O gerente de Serviços Próprios da Unimed Sul Capixaba, Eduardo Tonole Dalfior, explica que o modelo foi implantado pela cooperativa em 2014 e, desde então, esta é uma área prioritária no negócio, uma vez que nasceu com o objetivo de cuidar da saúde das pessoas, para que elas tenham qualidade de vida hoje e no futuro.

“Nesse modelo de atendimento, o foco é a saúde e a prevenção, e não a doença. Cuidamos do bem-estar dos nossos clientes e, ao mesmo tempo, utilizamos os recursos de forma mais eficiente e integrada”, ressalta Eduardo Dalfior.

 

Seleção

Com o Projeto Cuidado Integral à Saúde, a ANS propõe um modelo inovador para a reorganização da porta de entrada na saúde suplementar com base em cuidados primários em saúde. A proposta é estimular a qualificação, o fortalecimento e a reorganização da atenção primária, por onde os pacientes devem ingressar preferencialmente no sistema de saúde.

No processo de seleção para o projeto, contribuíram para que a Unimed Sul Capixaba fosse escolhida aspectos como a rede disponibilizada, o esforço no desenvolvimento do projeto, a capacidade de ampliação da cobertura da Atenção Primária à Saúde e o impacto futuro do projeto.

 

Espaço Viver Bem, unidades e programas voltados à Atenção Integral à Saúde

O Espaço Viver Bem da Unimed Sul Capixaba, que adota o modelo de Atenção Integral à Saúde conta com um médico de referência que, junto a uma equipe de profissionais multidisciplinares, acompanha o histórico de saúde do cliente e segue de perto o andamento de sua saúde, realizando um atendimento de forma próxima, personalizada e contínua.

O ambiente também concentra as atividades dos programas de gerenciamento de doenças crônicas e dos grupos de promoção à saúde, como o de diabetes, de reeducação alimentar, de tabagismo, de hipertensão, de gestantes, de idosos e de saúde emocional, seguindo a tendência internacional de cuidado que trabalha ações de promoção, prevenção e tratamento de doenças.

Em 2019, a Unimed Sul também ampliou o modelo de Atenção Integral à Saúde com a inauguração de unidades de Atendimentos em Iconha e Castelo. Outras iniciativas da operadora são o Programa de Saúde Corporativa, voltado para empresas, e o Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso.