Voltar

Hospital Unimed Sul Capixaba comemora 25 anos

Hospital Unimed Sul Capixaba comemora 25 anos

Hospital Unimed Sul Capixaba comemora 25 anos

19 Setembro 2018

    O Hospital Unimed Sul Capixaba completou 25 anos de funcionamento no 11 de setembro, mantendo-se como referência na região por promover o cuidado integral da saúde dos clientes, com segurança, agilidade, tecnologia e de forma sustentável. Para marcar a data, a Unimed Sul Capixaba realizou um evento que contou com homenagens a clientes e colaboradores, falas dos diretores, culto ecumênico e um momento de reflexão.

    A cliente e funcionária Bianca Cooper da Franca Riguet foi uma das homenageadas e contou, emocionada, sua história de superação de um câncer agressivo, tratado no Hospital Unimed, agradecendo aos profissionais que a auxiliaram durante o processo. De janeiro a agosto de 2018, foram realizadas 4.820 internações e 6.851 cirurgias. Já os atendimentos no Pronto-socorro somaram 38.121, de janeiro a julho.

Referência dentro e fora do Estado

    Em 2018, o Hospital Unimed Sul Capixaba recebeu a certificação do Selo Hospital Unimed de Sustentabilidade 2018 promovida pela Unimed do Brasil, na categoria Diamante, a mais alta da premiação, alcançando 901,61 pontos, em uma escala de 0 a 1.000. O Selo oferece uma ferramenta de gestão hospitalar que possibilita melhor planejamento e execuc¸a~o de ac¸o~es e pra´ticas que visam a uma gesta~o mais economicamente via´vel, socialmente justa e ambientalmente responsa´vel.

    O Programa Hospital Digital levou a Unimed Sul Capixaba a ter participação destacada, em agosto último, no Painel Experiências de Sucesso do Simpósio das Unimeds, que reuniu gestores e executivos das singulares de Minas Gerais e do Espírito Santo. O programa tem como foco a sustentabilidade e a qualidade na gestão hospitalar, e resultou, até o momento, na redução de mais de 40 mil impressões por meio da sistematização digital.

    O Hospital Digital também conta com o Circuito Fechado de Medicação: desde a prescrição até a aplicação da medicação há um controle tecnológico, o que evita atrasos e falhas. O Painel Gerencial de Palavras é outra ferramenta do programa, que permite o monitoramento de todos os processos dentro da estrutura do hospital, gerenciando o tempo de espera e garantindo segurança e sustentabilidade.

    No final de 2017, o Hospital Unimed Sul Capixaba passou a integrar um seleto grupo de instituições hospitalares no Brasil que possuem a certificação internacional da HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), nível 6. A certificação atesta que o hospital emprega de forma efetiva o uso de Tecnologia da Informação (TI) como suporte à saúde, com reflexo direto na qualidade assistencial, na segurança do paciente e na eficiência do processo assistencial. O Hospital da Unimed Sul Capixaba, até o momento, é o único do Espírito Santo que possui essa certificação.

 

Serviços

    Ao longo dos 25 anos, outro destaque é a criação da Unimed Oncologia, no início de 2017, passando a ofertar aos clientes, num único espaço e de forma integrada, todo o cuidado que o paciente oncológico necessita para o tratamento. A unidade conta com um espaço confortável, consultório, área de medicação e atendimento de uma multidisciplinar, formada por médicos, enfermeiros, bioquímicos, nutricionista e psicólogo que acompanham o paciente durante todo o tratamento. Todos os serviços de apoio como diagnóstico por imagem e laboratório estão integrados on-line.

    O gerente de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Roney Falqueto, conta que o tratamento oncológico realizado dessa maneira faz com que o paciente se sinta mais seguro e fortalecido, além de permitir que ele seja monitorado em tempo integral. "O programa é importante pela garantia de continuidade e gerenciamento do cuidado do paciente, dando suporte para uma melhor assistência e atendimento. A implantação do serviço de oncologia foi viabilizada pela estrutura e pelos médicos qualificados que já faziam parte da Unimed Sul Capixaba", ressalta.

    Nos últimos meses, o Hospital Unimed Sul Capixaba passou a realizar a vacinação de bebês recém-nascidos ainda na maternidade. As vacinas oferecidas atualmente são a BCG, que protege contra a tuberculose (BCG), e a contra a hepatite B. O serviço é oferecido três vezes por semana. A vacinação ainda no hospital dá maior comodidade aos pais e previne a exposição do bebê a ambientes com aglomeração de pessoas, reduzindo o risco de adquirir doenças infecciosas.

 

Construção do hospital

    Para atender melhor ao crescimento da população na região, a Unimed Sul Capixaba está investindo na construção de um hospital para ampliar a capacidade do atendimento de média e alta complexidades. A unidade, cujas obras iniciaram em julho, ficará localizada no bairro União, em Cachoeiro de Itapemirim, com 12.555 metros quadrados de área construída.

    A construção da unidade hospitalar está sendo viabilizada por um Fundo de Investimento, que captou R$ 74 milhões, junto a mais de 200 investidores, entre médicos cooperados, empresários, familiares de cooperados e o Sistema Unimed. O Fundo também foi destaque durante o Simpósio das Unimeds 2018, por contribuir para o crescimento econômico de toda a região e ser uma alternativa inovadora para a ampliação dos serviços de saúde da operadora. A previsão é de que as obras da primeira, de três fases, sejam entregues em 2020, colocando a unidade em funcionamento com 122 novos leitos e dez salas cirúrgicas.