Voltar

Informações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya

Informações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya

Informações sobre a Dengue, Zika e Chikungunya

6 Dezembro 2018


      A Dengue, Zika e a Chikungunya são doenças virais que compõe o grupo das arboviroses. As três têm o mesmo mosquito transmissor que é o Aedes aegypti. Esse mosquito vive em água limpa e parada, por isso, é importante fazermos a nossa parte, livrando as nossas casas e a vizinhança de criadouros do mosquito.
      Os sintomas das três doenças são semelhantes, o que torna sua diferenciação mais complicada. Todas podem causar febre, diarreia, dores e manchas pelo corpo. Na dengue, temos sintomas mais diversos como dores de cabeça, febre alta e dores nas articulações. Podem ocorrer sangramentos em  nariz e gengivas, além de dor abdominal e vômitos. É a mais grave porque pode levar a diminuição da pressão e choque, em alguns casos até óbito.
    A doença pelo vírus Zika pode ser acompanhada de uma coceira mais intensa, acompanhada de conjuntivite. Já a chikungunya, os sintomas incluem febre alta e fortes dores articulares acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor no local, principalmente em pés e mãos. O tratamento é semelhante nas três doenças, não se realiza nada específico, apenas sintomáticos (analgésicos e anti-térmicos).

Importante sempre procurar atendimento médico ao iniciar os sintomas. 


Dra. Luiza Morandi Xavier - Médica Infectologista