Voltar

Unimed no enfrentamento da pandemia

Unimed no enfrentamento da pandemia

Unimed no enfrentamento da pandemia

12 Junho 2020

Neste momento de pandemia do coronavírus, a Unimed Sul Capixaba está preparada para atender aos clientes com a qualidade e o jeito de cuidar que você já conhece. Fomos rápidos em fazer adequações dos nossos fluxos para garantir a segurança e saúde de todos. Uma ala na unidade do Pronto Atendimento, no Centro de Cachoeiro de Itapemirim, foi reservada para atendimentos exclusivos aos casos suspeitos de Covid-19, onde foi implementado um Ambulatório de Síndrome Gripal.

Os atendimentos seguem a nota técnica da Secretaria Estadual de Saúde, que estabelece critérios para solicitação de teste diagnóstico, coleta de exames e notificação. Ressaltamos que o atendimento será dado seguindo o protocolo da Secretaria Estadual de Saúde vigente no dia.

A Unimed Sul Capixaba recomenda que sejam seguidas todas as orientações do diagnóstico médico, isolamento social e atestado médico, se for o caso. E,caso o cliente não entre nos critérios para a testagem do Covid-19, que não seja feito teste rápido de sorologia IgM/IgG  para retorno ao trabalho ou para executar suas atividades em prazo inferior ao atestado médico. Há risco de resultado com falso negativo ou falso positivo. 

Importante destacar que segundo a Nota Técnica COVID19 nº 29/2020 – GEVS/SESA/ES, são considerados curados os casos de pacientes confirmados que passaram por 14 dias em isolamento domiciliar, a contar da data do início dos sintomas e que estejam assintomáticos. Essa definição está baseada nas ultimas evidencias compartilhadas com a OMS e países afetados. 

No Ambulatório de Síndrome Gripal é importante destacar que, assim que o cliente chega à unidade, caso seja identificado com sintomas respiratórios ele é direcionado para uma área restrita. Além disso, para reforçar a segurança e reduzir a circulação de pessoas, as visitas foram suspensas e os acompanhantes restritos. As áreas comuns e recepção estão sendo devidamente  higienizadas, contam com dispenser de álcool em gel e estão sinalizadas para manter o distanciamento entre as pessoas. As equipes contam com equipamentos de proteção individual (EPIs) para se paramentarem de acordo com as necessidades de suas áreas de atuação.

Caso o cliente tenha necessidade de internação de UTI, as unidades estão reservadas no Hospital Unimed, na Rodovia Cachoeiro x Safra. 

Apesar desse momento que estamos vivendo, é importante não abandonar tratamentos ou descuidar da saúde. Para isso, a Unimed Sul Capixaba conta com uma rede de cuidados completa. Também estamos preparados para os atendimentos de emergência, cirurgias, exames ou consultas sempre com a mais alta qualidade, segurança e equipe capacitada.

 

Clique aqui e confira o vídeo que mostra como está a estrutura e o jeito de cuidar da Unimed Sul Capixaba para o enfrentamento da pandemia.