Voltar

Unimed Sul cria Centro de Estudos

Unimed Sul cria Centro de Estudos

Unimed Sul cria Centro de Estudos para educação continuada e desenvolvimento das atividades científicas.

Unimed Sul cria Centro de Estudos

Unimed Sul cria Centro de Estudos para educação continuada e desenvolvimento das atividades científicas.

28 Fevereiro 2019

A Unimed Sul Capixaba deu mais um grande passo para a qualificação continuada de seu corpo clínico. A cooperativa criou o Centro de Estudos Unimed Sul Capixaba, responsável pelo desenvolvimento de atividades científicas, capacitação e disseminação do conhecimento entre cooperados e corpo clínico que integram a operadora de saúde.

 

Segundo o coordenador do Centro de Estudos, Dr. Waldemar Barros de Algemiro, a instituição irá organizar e facilitar a atualização do corpo clínico da operadora de saúde, por meio de treinamentos, cursos in company, palestras, congressos e simpósios, onde serão feitas a revisão de temas da área da Saúde e a troca de conhecimentos com especialistas convidados.

 

“Realizamos um diagnóstico que apontou demandas de atualização e treinamento nas diversas áreas no atendimento clínico aos nossos pacientes. A partir desse levantamento, estamos construindo uma agenda de eventos e treinamentos, de acordo com a necessidade do corpo clínico e da cooperativa, focando em áreas críticas e harmonizável com o perfil epidemiológico dos clientes atendidos nos Recursos Próprios da Unimed”, afirma o médico.

 

Dentre as qualificações confirmadas para 2019, estão cursos de Habilidades Médicas Pediátricas, Curso de Imersão em Diagnóstico por Imagem para Médicos (torácica e cardiovascular) e Treinamento de Emergências Cardiovasculares (Teca), além de um curso MBA em Gestão Hospitalar, que já está em andamento, e um Simpósio de Cuidados Paliativos, previsto para o primeiro semestre.

 

“Nosso objetivo é manter um dos pilares da nossa cooperativa, a qualidade diferenciada dos médicos. O programa também terá espaço para os demais profissionais de saúde do nosso sistema, que são essenciais a todo o processo do cuidado multidisciplinar, uma das chaves para a segurança e sucesso da assistência em saúde. O trabalho médico implica em diversos desafios, mas a essência do nosso dia a dia é atender os pacientes com qualidade, resolutividade e ética. E não existe melhor maneira de manter esse propósito que se manter atualizado”, afirma Dr. Waldemar Barros de Algemiro.

 

E acrescenta: “Nesse sentido, o Centro de Estudos trabalhará para facilitar a atualização constante. Também iremos estimular a pesquisa e a produção de trabalhos científicos, que possam contribuir com novos conhecimentos na área da Saúde; além de trazer especialistas reconhecidos nacionalmente para o intercâmbio de informações relacionadas ao campo da Medicina”, finaliza.

 

Ferramenta dará suporte ao trabalho médico

 

Para aprimorar o suporte clínico em sua rede, a Unimed Sul Capixaba, por meio do Centro de Estudos, contratou a ferramenta Up to date®, que estará disponível em todas as unidades de Recursos Próprios da cooperativa. O UpToDate® é um recurso de suporte a decisões médicas reconhecido mundialmente, que reúne as informações mais recentes de medicina baseada em evidências, para aprimorar o atendimento de pacientes e a qualidade dos serviços médicos.

 

“A ferramenta é um banco de dados com o que há de mais moderno na literatura médica, com recomendações confiáveis baseadas em evidências e que pode servir para a consulta do corpo clínico no atendimento e na tomada de decisões”, afirma o coordenador do Centro de Estudos da Unimed Sul, Dr. Waldemar Barros de Algemiro, acrescentando que mais de 1,7 milhão de médicos em todo o mundo já utilizam o recurso.