Unimed Sul Capixaba lança campanha Sempre é Tempo de Prevenir

Durante três meses, operadora de saúde fará ações que estimulam hábitos saudáveis e exames preventivos

Unimed Sul Capixaba lança campanha Sempre é Tempo de Prevenir

Durante três meses, operadora de saúde fará ações que estimulam hábitos saudáveis e exames preventivos

19 Setembro 2018

Com o objetivo de chamar a atenção para os cuidados com a saúde e a necessidade da prevenção de doenças, a Unimed Sul Capixaba unificou as campanhas Setembro Amarelo e Verde, Outubro Rosa e Novembro Azul, lançando a campanha "Sempre é Tempo de Prevenir". A ideia é fortalecer o alerta sobre temas essenciais para a qualidade de vida e o bem-estar, como a saúde emocional, a prevenção de doenças relacionadas à saúde da mulher e do homem e a obesidade infantil. Serão três meses de programação especial, com rodas de conversa, exames e palestras, com a participação de clientes, colaboradores, médicos cooperados e a própria comunidade.

De acordo com a enfermeira da Promoção à Saúde, Elane Cristina de Souza, a unificação das causas busca chamar atenção da família como um todo para a prevenção. “Nosso intuito é juntar tudo em uma ação só, para que as pessoas se conscientizem de que a prevenção evita que a doença ou a complicação de saúde fique mais séria”, afirma.

A primeira etapa do projeto teve início na segunda-feira, dia 10, e contou com uma palestra sobre saúde emocional com a psicóloga da Unimed Sul Capixaba, Juliana Xavier. Também estão sendo realizadas rodas de conversa com colaboradores e psicólogos da operadora sobre a temática. Clientes e colaboradores recebem ainda um folder educativo e uma fitinha amarela. Para a comunidade, estão sendo distribuídos folder e balões amarelos nos núcleos de atividade física apoiados pela operadora de saúde.

Na segunda quinzena de setembro, a partir do dia 17, serão realizadas ações para detectar precocemente o câncer de colorretal e o de mama em clientes que ainda não realizaram os exames preventivos. Ao todo, 9.628 pessoas com idade entre 50 e 75 anos precisam fazer exame para rastreio do câncer colorretal este ano, e 3.254 mulheres, entre 50 e 69 anos, o exame de rastreio de mamografia.

As ações contarão com a parceria de clínicas e laboratórios credenciados pela Unimed Sul Capixaba em todos os municípios de abrangência. Saiba mais em www.unimedsulcapixaba.coop.br. No site estão descritos os critérios para realizar os exames e a relação de clínicas e laboratórios que estão participando da ação.

Durante a primeira quinzena de outubro, o assunto abordado será a obesidade infantil, com veiculação de mensagens em mídias e canais de comunicação da operadora de saúde, visando chamar a atenção de pais e responsáveis. Na

manhã do dia 6 de outubro, em parceria com o Centro Ensino Lauro Pinheiro Pingo de Gente (CELP), serão realizadas atividades recreativas para as crianças, oficinas de lanche saudável, futebol e palestra com endocrinologista e psicólogo para os pais.

Já na segunda quinzena de outubro a programação compreende atividades direcionadas para as mulheres, com foco na prevenção de doenças e reforço para ficarem atentas ao câncer de mama e à realização do exame de mamografia, com o objetivo de trabalhar a saúde feminina.

O mês de novembro será destinado a trabalhar a saúde do homem, com atividades sendo realizadas em empresas clientes da Unimed Sul Capixaba. O objetivo é chamar a atenção dos clientes para a importância de hábitos saudáveis e desenvolver a cultura de realizar exames periodicamente.

Setembro Verde / Novembro Azul

Exame de detecção precoce do Câncer de Intestino.

Clique aqui e saiba como participar.

 

Outubro Rosa

Exame de detecção precoce do câncer de mama.

Clique aqui e saiba como participar.