Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

JEITO DE CUIDAR DA COMUNIDADE

As ações de Responsabilidade Social ganham espaço cada vez maior no mundo corporativo. Na Unimed Sul Capixaba, mais do que uma tendência, esse é um compromisso: liderar ações que objetivam o desenvolvimento sustentável da cooperativa e da comunidade. Aqui, a entrega de valor para a sociedade vai além da contribuição econômica. Envolve a busca pela construção de um mundo melhor e mais justo, com foco também nas dimensões social e ambiental.

A transparência, a ética, o desenvolvimento sustentável das comunidades e o trabalho em parceria no relacionamento com seus diversos públicos são priorizados pela cooperativa, que desenvolve ações, projetos e programas alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Com a promoção de ações de esporte, educação, saúde, arte, cultura, assistência social e meio ambiente, as iniciativas da cooperativa, próprias ou em parceria com diversas Instituições, beneficiam crianças, jovens e adultos em Cachoeiro de Itapemirim e nos outros municípios da sua área de atuação.

A Unimed Sul Capixaba apoia instituições e atua em projetos que, além de colaborar para a inclusão social, capacitam e qualificam cidadãos para que possam alçar novos voos e assumir o protagonismo de suas próprias vidas. Também busca contribuir com o meio ambiente e a saúde, orientando a sociedade para que tenha atitudes mais sustentáveis, cuidando do local onde vivem.

Os colaboradores da cooperativa também são motivados a contribuir, cada um fazendo a sua parte. Os projetos internos desenvolvidos incentivam o voluntariado, o consumo consciente e o cuidado com o próximo.

A construção do novo hospital preza pela sustentabilidade. Foi todo projetado para utilizar melhor os recursos naturais e, consequentemente, ter um menor consumo de água e energia. Além de ter expressiva iluminação natural devido à utilização de vidros, o projeto aproveita o sentido do vento e a maior parte da unidade hospitalar está voltada para o sol da manhã, o que garantirá mais conforto térmico e menor consumo de energia na climatização. O paisagismo também está sendo usado como proteção, e a fachada terá vidro reflexivo, que reduz o calor dentro da unidade. O projeto prevê, ainda, o reaproveitamento da água de chuva e do sistema de climatização, que será utilizada para lavagem de áreas externas e aguar as plantas. Também terá tratamento de esgoto que será gerado, devolvendo para o meio ambiente a água já tratada.

É parte da essência da Unimed Sul Capixaba cuidar das pessoas. Fazer da sociedade onde atua um ambiente melhor para todos viverem, podendo vislumbrar novas perspectivas, ampliar a cidadania e melhorar a qualidade de vida sem esquecer da preservação do meio ambiente. Esse é o Jeito de Cuidar da comunidade Unimed Sul Capixaba.

INSTITUTO ETHOS

A Unimed Sul Capixaba é associada ao Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, organização sem fins lucrativos que visa mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.