Voltar

Fertilidade: tire suas dúvidas

Fertilidade: tire suas dúvidas

Neste quiz, desvende mitos sobre infertilidade e esclareça questionamentos em relação a fatores que podem, de fato, dificultar a gravidez

Fertilidade: tire suas dúvidas

1º Abril 2019

Quando o assunto é fertilidade, muitas são as dúvidas do casal para as razões que podem atrapalhar ou até dificultar uma gravidez. Também não faltam mitos a esse respeito. A realidade é que de 15% a 20% dos casais sofrem com algum tipo de infertilidade, segundo dados da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH). Cerca de 30% das causas são femininas, 30% são masculinas e, em 30% dos casos, ambos os fatores dificultam a gravidez. Ainda assim, restam 10% da chamada Infertilidade Sem Causa Aparente (ISCA).

Neste quiz, tire suas dúvidas sobre fatores que, de fato, podem atrapalhar a gestação ou até impedir que ela se concretize. 

1 - Abortos naturais diminuem a chance de uma nova gestação.

Informação adicional:
Se a interrupção ocorrer de maneira natural, ela não atrapalhará uma nova gravidez. Apenas é necessário aguardar o tempo recomendado pelo médico para uma nova tentativa. Já o aborto provocado e mal feito pode, sim, provocar obstruções das trompas ou gerar aderências decorrentes de processos inflamatórios que dificultam a fertilidade.

2 - Mulheres com ovários policísticos não podem engravidar.

Informação adicional:
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) pode impedir a ovulação, já que a menstruação é irregular nesses casos, e consequentemente, levar à dificuldade de engravidar. Porém, isso não é uma regra. Existem mulheres que, mesmo com essa condição, engravidam naturalmente e levam a gestação até o fim. Apenas é necessário um acompanhamento médico, na maioria das vezes com uso de medicação adequada para regular a ovulação, ocorrendo então um aumento das chances de engravidar.

3 - O cigarro pode causar infertilidade.

Informação adicional:
O cigarro, o álcool e outras drogas podem prejudicar a fertilidade tanto de homens como de mulheres. Nos homens, pode ocorrer a produção de espermatozoides com dificuldade de locomoção e com morfologia alterada. Nas mulheres, é a qualidade dos óvulos que pode diminuir com o uso das drogas.

4 - A idade pode comprometer a fertilidade feminina.

Informação adicional:
A reserva dos óvulos femininos se estabelece antes mesmo de a mulher nascer e vai reduzindo à medida que a idade avança. Mas além da quantidade de óvulos, com o tempo há uma perda da qualidade deles, que leva a uma menor chance de engravidar. Por isso os médicos recomendam a tentativa de engravidar antes dos 30 anos.

5 - Existem causas reversíveis para a fertilidade masculina.

Informação adicional:
A varicocele, doença que acomete os vasos testiculares, é a principal causa de infertilidade masculina primária. Ela é a responsável por até 40% dos casos. Além dela, processos infecciosos e disfunções hormonais são praticamente as únicas causas reversíveis da infertilidade masculina. Mas além de doenças relacionadas especificamente à fertilidade, o uso de anabolizantes (testosterona), drogas como maconha, cocaína, e o álcool também comprometem a produção e a qualidade dos espermatozoides.

Fim do teste

Você acertou das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.

Texto: Fabiana Gonçalves | Edição: Thaís Guimarães de Lima | Design: Alex Mendes e Fernanda Assato

Fonte: Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH), Hospital São Paulo, Hospital Nipo Brasileiro e Hospital Sírio Libanês

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em