Voltar

A saúde pública e o idoso abre a programação e o idoso abre a programação do Projeto "EnvelheSer".

A saúde pública e o idoso abre a programação e o idoso abre a programação do Projeto "EnvelheSer".

A saúde pública e o idoso abre a programação e o idoso abre a programação do Projeto "EnvelheSer".

31 Março 2014
Realizado pelo sétimo ano consecutivo, o projeto EnvelheSer – Diálogos Necessários – abriu sua programação de 2014, no dia 26 de março. Para debater o tema Saúde Pública e o Idoso: Projetos e Desafios, foram convidadas a médica geriatra Ana Thereza Schneider e a enfermeira Gilmara Prado Gonçalves Franco, do Ambulatório de Atendimento e Atenção ao Idoso do Hospital da Zona Leste. O evento teve a participação de grande número de pessoas, alunos do curso de Psicologia e Enfermagem da PUC Minas – campus de Poços de Caldas – e interessados no tema.

As palestrantes falaram sobre os desafios do envelhecimento populacional e fizeram uma avaliação multidimensional dos vários aspectos do envelhecimento. “Atualmente, ainda temos uma medicina na rede pública voltada para os cuidados agudos e tratamento de doenças”, destacou a médica Ana Thereza Schneider. “Precisamos direcionar este foco para a prevenção de doenças, a prática de atividades físicas e estímulo à adoção de alimentação e vida saudável. É necessário melhorar as condições de acessibilidade, orientar para a prevenção de quedas e conscientizar para a necessidade da detecção precoce das doenças, visando um envelhecimento saudável e ativo”.

O EnvelheSer – Diálogos Necessários - é promovido pela Unimed Poços, em parceria com a PUC Minas e SESC MG, e aberto a todas as pessoas que trabalham, estudam ou tenham interesse no assunto. O projeto é realizado no auditório da Cooperativa e tem como objetivo difundir informações sobre o processo de envelhecimento, através de palestras e oficinas, e desenvolver oportunidades de participação ativa do idoso na comunidade. Durante o semestre são promovidas palestras com foco em saúde e psicologia. A próxima edição será realizada no dia 30 de abril e terá como tema Lembrança de Velhos e a Cidade: Construção da História de Poços de Caldas, com a participação da profa. Ms. Ana Maria Brochado de Mendonça, da PUC Minas – campus de Poços de Caldas - e da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3729.3300, no departamento de Saúde Integral da Unimed Poços.

Ana Luisi

Fonte: Ana Luisi